UOL - O melhor conteúdo

Diminutivo de “foto”

Fotinha ou fotinho? Em geral, mantém-se a vogal da palavra original para formar o diminutivo com -inho ou -inha, mas, com o sufixo -zinho(a), a regra pode ser diferente.

O diminutivo de “foto” é fotinho, com O ao final. A formação de diminutivos em português frequentemente gera dúvidas, especialmente em palavras específicas, como “foto” e “moto”.

Leia também: “Coco”, “côco” ou “cocô” qual a forma correta?

Resumo sobre o diminutivo de foto

Qual o correto: “fotinha” ou “fotinho”?

A norma-padrão da língua portuguesa aceita apenas a forma “fotinho”, terminada em O. A forma “fotinha” (terminada com A) não está de acordo com a norma-padrão, embora seja bastante comum no uso informal da língua.

Por que o correto é “fotinho”?

A regra de formação de diminutivos é manter a vogal da palavra original. No caso de “foto”, a vogal é O, por isso, o diminutivo correto é “fotinho”.

A confusão acontece porque se associa o diminutivo ao gênero da palavra: como “foto” é um substantivo feminino, pensa-se em colocar o diminutivo terminando em A, a terminação mais comum dessas palavras. No entanto, como já explicado, não é isso que determina a terminação do diminutivo, e sim a vogal do próprio substantivo, pois é como se o sufixo -inho ou -inha cortasse a palavra, entrando antes da última vogal.

Veja:

Substantivo

Diminutivo

a foto

a fotinho

o problema

o probleminha

Exemplos:

Vamos tirar uma fotinho?

Já publiquei a nossa fotinho nas redes sociais.

Qual o correto: “fotozinho” ou “fotozinha”?

Além de “fotinho”, a norma-padrão da língua portuguesa apresenta outra forma de fazer o diminutivo de “foto”: “fotozinha”.

Nesse caso, o sufixo do diminutivo é -zinho ou -zinha, e ele aparece ao final da palavra completa. Por isso, acaba seguindo o gênero (masculino ou feminino) da palavra.

Veja:

Substantivo

Diminutivo

a foto

a fotozinha

o problema

o problemazinho

Exemplos:

Vamos tirar uma fotozinha?

Já publiquei a nossa fotozinha nas redes sociais.

Leia também: O plural das palavras terminadas em -ão

Outros diminutivos

Como a regra de formação de diminutivo considera a vogal do próprio substantivo, outras palavras que geram dúvida também podem seguir a mesma lógica. Veja:

Substantivo

Diminutivo

a foto

a fotinho

a moto

a motinho

o problema

o probleminha

o programa

o programinha

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CIPRO NETO, Pasquale. Fotinho ou fotinha? Folha de São Paulo, São Paulo, 4 jun. 2009. Cotidiano.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/diminutivo-de-foto.htm