Raul Seixas

Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor baiano considerado precursor do rock brasileiro.

Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor baiano que esteve ligado ao surgimento do rock no Brasil. Fez muito sucesso na década de 1970, especialmente pelas composições em parceria com o escritor Paulo Coelho. Embora esteja relacionado ao rock nacional, Seixas também adotou outros gêneros musicais nas suas canções, como o baião, o country e o folk.

Também conhecido como Maluco Beleza pelas suas composições, Raul Seixas morreu aos 44 anos, na sua casa, em 1989, em decorrência de uma pancreatite aguda. Lembrado frequentemente pelo bordão “toca Raul”, o baiano, até hoje, é admirado e cultuado pelos seus antigos e novos admiradores, contando com diversos fã-clubes no país.

Leia também: Rita Lee — uma famosa cantora e compositora conhecida como a “rainha do rock brasileiro”

Resumo sobre Raul Seixas

Biografia de Raul Seixas

Nascimento de Raul Seixas

Raul Santos Seixas nasceu no dia 28 de junho de 1945, em Salvador, na Bahia. Filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Santos Seixas, o artista teve apenas um irmão, Plínio.

Na sua infância, o cantor era muito ligado ao irmão, com quem gostava de ouvir músicas em uma loja de discos situada em Salvador. Por apreciar música, aos 10 anos ganhou um violão dos seus pais.

Embora gostasse muito de ler, especialmente os livros da biblioteca do seu pai, Seixas não era muito dedicado aos estudos, chegando a repetir de ano algumas vezes. Por causa disso, seus pais enviaram-no a um colégio interno, onde, escondido, ele gostava de assistir a filmes de Elvis Presley.

Raul Seixas era muito fã de Elvis Presley, chegando a criar, com um amigo, um fã-clube baiano do cantor estadunidense conhecido como “o rei do rock”. Também gostava de ter o visual como o do astro, vestindo camisa com gola para cima e usando o cabelo penteado com topete.

Raul Seixas começou a sonhar em ser músico ainda na juventude. Nesse período, apaixonou-se por uma moça chamada Edith, mas os pais dela não queriam o namoro. Para impressioná-los, Seixas pegou firme nos estudos e passou no vestibular para o curso de Direito. Com isso, os pais da moça permitiram que Raul se casasse com ela. Contudo, um tempo depois, o baiano abandonou a faculdade e focou no seu sonho de ser cantor.

Vida pessoal de Raul Seixas

Raul Seixas teve cinco relacionamentos públicos durante a sua vida. A primeira de suas mulheres foi Edith. Conforme o documentário O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho, ela foi o grande amor do artista e por quem ele sofreu até o fim de sua vida. Depois de Edith, o baiano relacionou-se com Gloria Vaquer, Tania Menna Barreto, Kika Seixas e Lena Coutinho.

Raul Seixas teve três filhas, sendo elas: Scarlet Vaquer Seixas, Vivian Costa Seixas, e Simone Andréa Wisner Seixas.

Morte de Raul Seixas

Raul Seixas morreu no dia 21 de agosto de 1989, no seu apartamento em São Paulo. O baiano foi encontrado morto na sua cama. A causa da morte foi pancreatite aguda seguida de parada cardíaca.

A saúde de Raul Seixas era abalada por causa dos problemas com álcool que ele enfrentava. Além disso, o baiano teve hepatite, chegando a desmaiar no palco por causa desse problema de saúde. No entanto, a principal consequência do alcoolismo do artista foi uma pancreatite aguda combinada com diabetes. Nas suas últimas apresentações, o músico encontrava-se inchado e tinha dificuldade para cantar.

Carreira musical de Raul Seixas

Raul Seixas jovem cantando em show com microfone na mão.
Raul Seixas era muito fã de Elvis Presley e inspirou-se no cantor estadunidense para compor seu visual.[2]

Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor de rock brasileiro. O baiano é lembrado também pelo nome de uma de suas músicas: “Maluco beleza”. Apesar de ser conhecido como um dos precursores do rock no Brasil, a música de Seixas também contemplava outros gêneros musicais, como country, folk, baião, valsa, tango etc. Normalmente, as letras das músicas de Seixas contavam com temas ligados ao misticismo e esoterismo, ao amor e à política.

Ainda na juventude, em Salvador, Seixas criou a banda os Relâmpagos do Rock com alguns amigos. Em 1964, o grupo foi repaginado e adotou o nome The Panters. Um tempo depois, a banda passou a se chamar Raulzito e Os Panteras. O grupo chegou a acompanhar shows de Roberto Carlos e de Jerry Adriani, membros da Jovem Guarda. Este último convidou a banda para se apresentar no Rio de Janeiro. Gravaram um disco juntos, mas não obtiveram sucesso.

No Rio de Janeiro, Seixas não teve a sorte na música que tanto esperava. Resolveu, então, voltar a Salvador; mas, um tempo depois, ele foi chamado para trabalhar como produtor musical da CBS, hoje chamada Sony Music. Na produtora, o baiano mostrou uma música que era uma mistura de rock e baião, e o produtor gostou e recomendou que ele se apresentasse como Raul Seixas. Foi nesse período que o cantor conheceu o mago e escritor Paulo Coelho, com quem viria a formar uma das parceiras mais frutíferas da história da música brasileira.

Raul Seixas alcançou sucesso nacional, em 1973, com o disco Krig-ha, bandolo!. O álbum conta como músicas icônicas da sua carreira, como “Metamorfose ambulante” e “Mosca na sopa”.

Veja também: Erasmo Carlos — um famoso cantor e compositor do rock brasileiro

Discografia de Raul Seixas

Ao longo de sua carreira, Raul Seixas gravou mais de 20 discos, sendo alguns solo, e outros com bandas. O cantor obteve vários prêmios, como o disco de ouro pelo álbum Gita. A discografia de Seixas conta, ainda, com nove álbuns póstumos e cinco caixas (edições especiais). Veja abaixo alguns discos de Raul Seixas:

Principais músicas de Raul Seixas

Raul Seixas compôs mais de 300 músicas, e chegou a gravar videoclipes para promover algumas delas. Confira abaixo as principais canções de Raul Seixas e os anos nas quais foram lançadas:

Parceria musical entre Raul Seixas e Paulo Coelho

Raul Seixas e Paulo Coelho em 1973.
Raul Seixas e Paulo Coelho compuseram músicas icônicas do rock nacional, como “Sociedade alternativa”. (Créditos: Instagram @paulocoelho | Reprodução)

A parceria musical entre Raul Seixas e o escritor e compositor Paulo Coelho ocorreu entre 1973 e 1976. Durante esse período, ambos escreveram músicas icônicas, como “Eu nasci há dez mil anos atrás” e “Tente outra vez”.

Os compositores também tinham afinidade nos gostos, especialmente pela ufologia, pelo misticismo e pelo esoterismo, e liam bastante sobre o mago inglês Aleister Crowley.

Além disso, Seixas e Coelho criaram uma espécie de sociedade alternativa (como se chamava a música). A ideia era construir a Cidade das Estrelas, uma comunidade que representava literalmente o que canção dizia: “Faça o que tu queres, pois é tudo da lei”.

A sociedade alternativa começou a incomodar o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da época. Em 1974, Seixas foi chamado para explicar algumas de suas músicas. O baiano pediu que Coelho o acompanhasse. Este último sofreu torturas durante duas semanas. Raul e Paulo tiveram que passar um tempo exilados nos Estados Unidos.

A parceria entre Raul Seixas e Paulo Coelho encerrou-se em 1976, quando o último resolveu dedicar-se integralmente à literatura.

O último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho foi no ano da morte do baiano, em 1989. Ambos se apresentaram no Rio de Janeiro para cantarem, juntos, a música “Sociedade alternativa”.

Legado de Raul Seixas

O legado de Raul Seixas são suas músicas e composições, muitas vezes consideradas poéticas e filosóficas. As letras compostas pelo artista continham bastantes metáforas, as quais o ajudavam a mostrar a sua opinião acerca de vários pontos discutidos na sociedade em que viveu. Algumas das canções do baiano, por exemplo, criticavam de forma velada o então governo, que era o Regime Militar.

Estudos como o de Marasca, Raul Seixas: um legado crítico e cultural, comprovam que as músicas de Seixas abrangeram alguns acontecimentos políticos e sociais, especialmente das décadas de 60, de 70 e de 80. O trabalho lembra ainda que Seixas estimulava seu público a fazer uma profunda reflexão sobre as questões existenciais e até a se rebelar em alguns casos.

O cantor baiano ajudou também a difundir o rock no Brasil, sendo, inclusive, considerado um dos pioneiros desse estilo musical. O diferencial de Seixas consistia em mesclar rock com ritmos brasileiros e regionais, como, por exemplo, baião e frevo.

Raul Seixas na cultura popular

Raul Seixas foi uma das figuras mais conhecidas na cultura popular brasileira, especialmente nas décadas de 70 e de 80. As músicas do baiano tocavam à exaustão nas rádios, tornando-se verdadeiros hits, tais como Metamorfose ambulante e Mosca na sopa.

A exibição dos videoclipes de Seixas em programas de televisão da época, como, por exemplo, o Fantástico, da rede Globo, ajudaram a propagar o reconhecimento ao icônico “maluco beleza”.

Na cultura popular brasileira, o baiano é lembrado por discutir em suas canções temas como ciência, religião, esoterismo, loucura, morte e até discos voadores.

Curiosidades sobre Raul Seixas

Fãs em um festival em homenagem a Raul Seixas.
Festival em homenagem a Raul Seixas.[3]

Ao longo de sua carreira, Seixas colecionou várias curiosidades. Veja abaixo algumas delas:

Créditos de imagem

[1] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Samuel Aguiar / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

A história de Raul Seixas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KV4OQAaQLJw.

As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21376/3/AventurasRaulSeixas.pdf.

Marasca, Syro Fernando Fenerich. Raul Seixas: um legado crítico e cultural. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/edcfb3d3-ef7d-4d19-8e16-b1dd0278ec07/content.

Raul Seixas – Oficial Fã-Clube. Disponível em: https://raulsseixas.wordpress.com/.

Uma dolorosa sombra na parceria entre Paulo Coelho e Raul Seixas. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/23/cultura/1571852532_419287.html.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biografia/raul-seixas.htm