Bibliografia

Bibliografia é a ciência responsável pela classificação e pela descrição sucinta de livros ou de obras publicadas.

Bibliografia é a ciência responsável pela classificação técnica e descritiva de livros ou de obras publicadas. A descrição inclui dados como autoria, título, editora, local e ano de publicação, por exemplo. Enquanto a bibliografia pode ser entendida como uma listagem de obras indicadas para leitura complementar, as referências bibliográficas estão relacionadas às obras utilizadas na elaboração de um texto.

Leia também: Resumo — texto que se propõe a sintetizar a ideia presente em outro texto

Resumo sobre bibliografia

O que é bibliografia?

A bibliografia é a ciência responsável pela classificação técnica e descritiva de livros ou de obras publicadas. Ela pode ser entendida como o conhecimento acerca dos aspectos materiais de um livro, tais como assunto e dados para sua classificação. Ela é responsável por indicar aspectos do livro, como: formato, editora, data e lugar de publicação, número da edição etc. De forma geral, a bibliografia é uma listagem de livros ou obras. Essa lista pode estar organizada de acordo com um assunto ou autoria. É, portanto, uma classificação técnica ou descrição sucinta de obras publicadas.

Como fazer e o que incluir em uma bibliografia?

No Brasil, a forma de se fazer uma bibliografia está condicionada às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, devemos fazer uma lista de obras, em ordem alfabética. Cada item dessa lista deve ser iniciado pelo nome do autor ou, em certos casos, da entidade responsável pela obra. A bibliografia deve apresentar elementos descritivos das obras listadas, tais como:

Esses são os principais dados bibliográficos para a descrição de uma obra. Porém, existem outros, como:

Acesse também: Relatório — registro das atividades realizadas por uma pessoa ou um grupo pertencente a uma instituição

Exemplos de bibliografia

ALLIENDE, Felipe; CONDEMARÍN, Mabel. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CAVALCANTE, Mônica. A construção do referente no discurso. In: CAVALCANTE, Mônica M.; BRITO, Mariza A. P. (orgs.). Gêneros textuais e referenciação. Fortaleza: Protexto, 2004.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.

PAULINO, Graça et al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.

Diferença entre bibliografia e referências bibliográficas

A NBR 6023 de 2018 informa a diferença entre bibliografia e referência bibliográfica. |1| Segundo o texto dessa norma da ABNT, a referência bibliográfica é “parte de uma obra na qual se listam as obras utilizadas pelo autor para elaboração do texto”. Assim, um exemplo de referências bibliográficas é a listagem de obras usadas ou citadas em uma tese de doutorado.

Nessa mesma norma, a referência bibliográfica é definida como um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Esses elementos descritivos se referem a autoria, título, edição, local e data de publicação, por exemplo.

Ainda de acordo com a NBR 6023, a bibliografia é definida como “parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar”. Desse modo, a diferença está no objetivo da listagem. Enquanto as referências bibliográficas se relacionam a obras utilizadas como fonte para escrita de um texto, a bibliografia indica obras que complementam as informações desse texto.

Notas

|1| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

Fontes

ALVARES JÚNIOR, Laffayete de Souza; SALDANHA, Gustavo Silva. A bibliografia como ciência [Tradução do artigo de GUILD, Reuben A. Bibliography as science. American Library Journal, v. 1, n. 2-3, p. 67-69, nov. 1876]. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, jul. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Conceito de bibliografia, ou conceitos de bibliografia? Informação & Informação, v. 23, n. 2, p. 127-151, 2018.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/bibliografia.htm