Avalanche

Avalanches são movimentos de massa muito rápidos e intensos sobre uma vertente. Eles são causados por fatores como terremotos, derretimento de neve ou queda de blocos de gelo.

Avalanche é um tipo de movimento de massa caracterizado por fluxos muito rápidos de materiais sobre uma vertente, fluxos esses que são compostos por fragmentos de rocha, neve, gelo ou lama. As avalanches podem ser desencadeadas por inúmeros fatores, como queda de blocos de rocha ou gelo, terremotos, precipitação e ventos intensos ou mesmo pela atividade antrópica. Grandes avalanches em áreas habitadas ocasionam a destruição da vegetação, de propriedades e de estabelecimentos comerciais, além de provocar ferimentos e a morte de pessoas e de animais.

Leia também: Tsunamis — ondas oceânicas gigantes que possuem, em média, 30 metros de altura

Resumo sobre avalanche

Causas da avalanche

Avalanche em andamento capturada em trecho francês dos Alpes.
Avalanche em andamento capturada em trecho francês dos Alpes.

As avalanches acontecem quando há um distúrbio no equilíbrio dos solos, da neve ou das rochas que se apoiam sobre uma vertente em uma área de declive acentuado, provocando assim o rápido deslocamento de materiais encosta abaixo. Esse desequilíbrio pode ser ocasionado por fatores internos (ou endógenos) ao planeta Terra, como a ocorrência de terremotos de grande magnitude ou pequenos tremores de terra, ou fatores externos (ou exógenos) e característicos do próprio modelado, como:

Tipos de avalanche

Fluxo das avalanches

Os estudos de geomorfologia sobre movimentos de massa classificam as avalanches como os fluxos mais rápidos e intensos de materiais inconsolidados dentre os diferentes tipos conhecidos. Esse fluxo é composto por materiais como lama, gelo, neve e/ou regolito, que corresponde ao produto do intemperismo que atua sobre as rochas e que se encontra solto — isto é, inconsolidado — sobre uma determinada superfície rochosa. No regolito estão presentes os fragmentos da rocha.

O fluxo das avalanches aumenta de volume à medida que ele descende pela encosta íngreme por meio da adição de materiais, ao mesmo tempo que esse conjunto de rochas, gelo e neve ganha cada vez mais velocidade até se chocar com alguma barreira (natural ou antrópica) ou atingir uma área mais rebaixada e menos inclinada do relevo.

Avalanche no monte Chkhara, na Rússia.
O fluxo das avalanches é formado por fragmentos de rocha, neve e gelo.

A velocidade do fluxo das avalanches pode superar 300 km/h, tornando esse fenômeno natural de elevado risco para pessoas que moram próximo a áreas suscetíveis à sua ocorrência, além de vitimar alpinistas e turistas que se aventuram pelas grandes montanhas geladas e cordilheiras.

Consequências da avalanche

As avalanches podem acontecer isoladamente na natureza, não oferecendo riscos para nenhuma forma de vida, e promovem apenas alterações na paisagem local, como cicatrizes no morro e nas encostas com a exposição da rocha subjacente.

 Destruição causada por avalanche e por forte precipitação de neve no Santuário do Annapurna, no Nepal. [1]
 Destruição causada por avalanche e por forte precipitação de neve no Santuário do Annapurna, no Nepal. [1]

Entretanto, esses movimentos de massa acontecem também em áreas habitadas e onde há intensa atividade antrópica, e que apresentam ainda vegetação desenvolvida e diferentes ecossistemas instalados, o que faz com que eles sejam classificados como desastres naturais. Nesse caso, as avalanches geram uma série de consequências para os habitantes. Confira, a seguir, as principais consequências de uma avalanche:

Prevenção das avalanches

As avalanches são desastres naturais com grande potencial destrutivo. O fato de estarmos em uma área suscetível a avalanches faz necessária a adoção de medidas de prevenção. Veja a seguir algumas delas:

Importante: No caso de ser pego por um deslizamento desse porte, recomenda-se que a pessoa se desloque sempre na horizontal, e não no sentido do fluxo de detritos. Em situação extrema em que houve o soterramento pela neve, é importante manter a boca fechada e os dentes cerrados ou apertados.

Veja também: Furacões — tempestades tropicais que se formam sobre o oceano e que também possuem grande potencial destrutivo

5 maiores avalanches do mundo

Trabalhadores limpando uma estrada na Suíça após sequência de avalanches conhecida como Inverno do Terror, em 1951. [2]
Trabalhadores limpando uma estrada na Suíça após sequência de avalanches conhecida como Inverno do Terror, em 1951. [2]

Créditos de imagem

[1] Boyloso / Shutterstock

[2] Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CASSETI, Valter. Geomorfologia. [S.l.]: 2005.

CEMADEN. Movimento de massa. Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), [s.d.]. Disponível em: http://www2.cemaden.gov.br/deslizamentos/.

D’COSTA, Lee-Anne. Deadliest Avalanches In History. World Atlas, 2023. Disponível em: https://www.worldatlas.com/natural-disasters/deadliest-avalanches-in-history.html.

GUERRA, Antonio Teixeira. Dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 8 ed.

HOWARD, Jenny. Avalanches, explained. National Geographic, 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/avalanches.

IFRC. Avalanches. International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies (IFRC), c2023. Disponível em: https://www.ifrc.org/our-work/disasters-climate-and-crises/what-disaster/avalanches.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Avalanche. National Geographic – Education, c2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/avalanche/.

RATIER, Rodrigo. Como ocorrem as avalanches? Superinteressante, 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-ocorrem-as-avalanches-2.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/avalanche.htm