10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo

No empreendedorismo, não é só o início da empresa que é um desafio, o processo de vendas também é, por isso trouxemos alguns termos para te ajudar nessa importante etapa.

A maioria das pessoas que sonham em ser empreendedoras, abrir seu próprio negócio, acredita que o mais difícil é começar a empresa — um engano comum. Iniciar, com certeza, será uma grande emoção, porém o mais complexo é o processo de vendas.

Vender um produto exige habilidades e estratégia que, em muitos momentos, não são claros ou factíveis quando iniciamos um novo negócio, mas, com o tempo, tornam-se áreas mais importantes, exigindo assim maior conhecimento do empreendedor, uma estratégia eficiente e o conhecimento de termos para discussões e negociações. Apresentaremos aqui alguns desses termos que podem ajudar quem pretende começar agora.

Leia também: 5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

Para o empreendedor, é essencial saber diversas estratégias a fim de desenvolver suas habilidades de venda.
Para o empreendedor, é essencial saber diversas estratégias a fim de desenvolver suas habilidades de venda.

10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo

1. Benchmarking

É o processo de comparar produtos, serviços e práticas de gestão de empresas. Essa análise é feita de maneira profunda com as melhores práticas de mercado e de marcas que são referência em determinado segmento.

2. B2B

A sigla, que vem do inglês Business to Business (empresas para empresas), é uma categoria de empresas que têm produtos e serviços voltados para outras empresas.

Veja também: 5 ações para começar sua empresa  

3. B2C

Também vindo de uma sigla em inglês, companhias B2C ou Business to Customers (empresas para clientes) têm seus serviços voltados diretamente para o consumidor final, sem intermediários.

4. CRM de vendas

Ferramenta web que ajuda no gerenciamento do processo de vendas bem como no relacionamento entre empresa e cliente.

5. Cross selling

Essa estratégia consiste em cruzar informações e necessidades do cliente para vender a ele dois produtos que não são similares ou não estão totalmente relacionados. É uma maneira de aumentar o ticket médio da venda.

6. Follow-up

É o acompanhamento que o vendedor faz com cada negócio no funil de vendas, utilizando o fluxo de cadência para levar o prospect ao fechamento da venda.

7. Pitch de vendas

É um discurso objetivo usado pelo time comercial para apresentar como seu produto pode atender às necessidades do cliente, capturar sua atenção e levá-lo ao próximo passo do processo de venda.

8. ROI

Return on Investment ou Retorno do Investimento. Esse valor calcula o ganho ou perda que uma empresa teve com um investimento em alguma ação.

9. SaaS

Software as a Service ou Software como Serviço. São sistemas que ficam em nuvem, ou seja, podem ser utilizados de qualquer lugar com acesso à internet, sem que precisem ser instalados no computador — um produto web para uso de uma pessoa ou equipe. A estrutura desses sistemas bem como a segurança de seus dados ficam por conta da empresa criadora do software.

Acesse também: 5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender  

10. Ticket médio

Como o nome indica, esse é o valor médio que os clientes gastam com seus produtos e serviços. Ele é calculado dividindo-se o total das vendas realizadas pelo número de clientes que fecharam negócio.

 

Por Nova Educa


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/clube-do-empreendedorismo/10-termos-importantes-sobre-vendas-no-empreendedorismo.htm