Agricultura intensiva e extensiva

A arte de cultivar a terra é uma atividade milenar que possui diversas modalidades de produção, como a agricultura intensiva e extensiva.

A agricultura é uma das mais importantes atividades humanas. Por meio dela, o ser humano finalmente conseguiu deixar o nomadismo e fixar-se em locais em que pudesse plantar para obter seus alimentos. Na atualidade, a agricultura tornou-se uma importante atividade econômica e não atende apenas o setor de produção de gêneros alimentícios.

A evolução na produção fez com que houvesse hoje a possibilidade de uma divisão entre os sistemas produtivos. Conheceremos hoje as modalidades de produção chamadas de agricultura extensiva e intensiva.


Mapa Mental: Agricultura

Mapa Mental: Agricultura

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Agricultura intensiva

É uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos. Nos subdesenvolvidos, quando é utilizado, geralmente tem a produção destinada ao mercado externo.

Características da agricultura intensiva

Na agricultura intensiva, há a utilização de máquinas, tecnologia e mão de obra especializada
Na agricultura intensiva, há a utilização de máquinas, tecnologia e mão de obra especializada

Agricultura extensiva

É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização. É comum nos países subdesenvolvidos, pois é uma modalidade de produção que demanda menor necessidade de recursos financeiros. Nesse quesito, opõe-se à agricultura intensiva, onde há investimento financeiro significativo.

Na agricultura extensiva, é comum o uso de mão de obra sem qualificação
Na agricultura extensiva, é comum o uso de mão de obra sem qualificação

Características da agricultura extensiva

Agricultura intensiva e meio ambiente

Tanto a agricultura extensiva como a intensiva ocasionam impactos ao meio ambiente. A retirada da cobertura vegetal para o plantio nas duas modalidades é o início de uma série de mudanças, muitas vezes negativas, no meio natural. Entretanto, é preciso admitir que a agricultura intensiva, pela quantidade de insumos, recursos e técnicas, é a grande vilã no que diz respeito aos impactos ambientais.

As mais significativas críticas dos ambientalistas estão no fato de que essa modalidade de produção agrícola utiliza grande quantidade de combustíveis fósseis para o maquinário e polui o solo, ar e água com corretivos e defensivos agrícolas.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-intensiva-extensiva.htm