As palavras para começar uma redação e seus parágrafos são uma forma de organizar as informações do texto a partir das ideias que vão ser evidenciadas. Quando a redação pede um texto dissertativo-argumentativo, espera-se que seja organizada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral, a introdução tem um parágrafo, o desenvolvimento costuma ter dois parágrafos, e a conclusão tem mais um parágrafo.
Leia também: Afinal, como começar uma redação?
A introdução da redação é o primeiro parágrafo e serve para contextualizar o tema e apresentar o ponto de vista do candidato. Por isso, o começo do primeiro parágrafo depende do tema da redação e dos argumentos que o candidato pretende utilizar para defender seu ponto de vista. Veja algumas formas de se iniciar esse parágrafo a seguir.
É possível apresentar o tema a partir da análise do cenário atual.
“Atualmente, …”
“Nos dias de hoje, …”
“Em nossa sociedade, …”
“No contexto atual, …”
A partir disso, você pode expor seu ponto de vista sobre como o tema tem se manifestado hoje em dia e em nossa sociedade, para depois apresentar sua tese a respeito.
Outra possibilidade é analisar o tema a partir de outra época histórica, apresentando a origem do problema ou do pensamento que ajudará você a desenvolver sua tese.
“Desde o período…”
“Ao longo do século…”
“Historicamente, …”
Iniciar o texto já apresentando o problema principal que se pretende analisar na redação também é uma possibilidade.
“Um dos maiores desafios da atualidade é…”
“Nos últimos anos, muito se discute sobre…”
“Entre os diversos problemas enfrentados pela sociedade, destaca-se…”
Tenha em mente que é preciso manter a coerência da redação, montando o texto dentro da temática explorada.
Outra estratégia é apresentar o tema usando o próprio repertório sociocultural, de modo que dialogue com o assunto proposto.
“Como afirmou [filósofo/escritor], ‘…’”
“De acordo com dados do [IBGE/ONU/etc.] …,”
“Em sua obra “[título]”, [autor] destaca/apresenta/afirma que…”
“Na canção/No filme/Na série “[título]”, o tema do/da …”
É importante explicar, ainda na introdução, como a citação feita se relaciona com o tema da redação e por que justifica o ponto de vista que você vai defender.
Nos parágrafos do desenvolvimento, o candidato explora de forma mais aprofundada os argumentos escolhidos para defender seu ponto de vista. Assim, é importante que esses parágrafos tenham coesão, sendo ligados entre si por palavras que mostram a relação que existe entre eles.
O primeiro argumento é apresentado no segundo parágrafo da redação. Dessa forma, ele abre o desenvolvimento e a linha de raciocínio para defender a tese do candidato a partir das informações apresentadas na introdução.
“Nesse sentido, …”
“Tendo isso em vista, …”
“Sob essa perspectiva, é importante destacar que…”
“Acerca dessa lógica, …”
Assim, começa o segundo parágrafo com o primeiro argumento defendido.
O terceiro parágrafo apresentará o segundo argumento defendido, que vai se relacionar com o anterior. Essa relação pode ocorrer de diferentes formas: somando-se ao primeiro argumento, sendo uma causa ou uma consequência do primeiro argumento ou opondo-se ao primeiro argumento.
Caso a tese da redação apresente dois argumentos que se somam um ao outro para defender a tese, é possível iniciar o terceiro parágrafo de diversas formas:
“Além disso, …”
“Da mesma forma, …”
“Soma-se a isso …”
Se o segundo argumento for uma causa ou consequência do primeiro argumento, surgem outras possibilidades de iniciar o terceiro parágrafo:
“Dessa forma, …”
“Consequentemente, …”
“Por isso, …”
“Diante disso, …”
Se o segundo argumento servir de oposição ao primeiro, há diferentes formas de estabelecer essa relação:
“Porém, …”
“Por outro lado, …”
“No entanto, …”
“Apesar disso, …”
“Entretanto, …”
Confira também: Quais conectivos usar na redação?
No último parágrafo, espera-se que haja uma retomada do que foi apresentado na redação, e, no caso do Enem, deve-se apresentar uma proposta de intervenção. Por se tratar de uma conclusão, é comum que esse parágrafo seja iniciado com conectivos que indicam consequência.
“Portanto, …”
“Assim, …”
“Logo, …”
“Em síntese, …”
“Diante do exposto, …”
Dica! No caso da redação do Enem, estruture o parágrafo de conclusão em duas partes: primeiro, faça uma retomada dos argumentos utilizados; depois, apresente a proposta de intervenção esperada: “É necessário que…”, “Para tanto, é preciso que…” etc.
Fonte
INEP. A redação do Enem – Cartilha do(a) participante. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-
br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-
educacao-basica/a-redacao-do-enem-cartilha-do-a-participante.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/os-10-mandamentos-para-uma-boa-redacao.htm