Tecido ósseo

Tecido ósseo é um tecido resistente que participa da formação dos nossos ossos. Osteócitos, osteoblastos e osteoclastos são células desse tecido.

Tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser o principal componente dos ossos do nosso esqueleto. Esse tecido está, portanto, relacionado com a sustentação do corpo, além da proteção dos órgãos e da locomoção. Exploraremos a seguir o tecido ósseo, conhecendo as células que fazem parte dele e também seus principais tipos.

Leia também: Esqueleto humano

Características do tecido ósseo

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.

O tecido ósseo é um tecido resistente que forma os nossos ossos.
O tecido ósseo é um tecido resistente que forma os nossos ossos.

Além dessa matriz, o tecido ósseo apresenta células especializadas: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

Matriz óssea

A matriz óssea é muito resistente e apresenta uma porção orgânica e uma porção inorgânica. A porção inorgânica representa aproximadamente 50% do peso da matriz, sendo formada, em maior quantidade, por fosfato e cálcio. A parte orgânica, por sua vez, é constituída, principalmente, por colágeno, em especial o colágeno tipo I.

Células do tecido ósseo

O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

Observe os tipos celulares presentes nos ossos.
Observe os tipos celulares presentes nos ossos.

Leia também: Corpo humano: partes, funções, tecidos, células, órgãos e sistemas

Mapa Mental: Tecido Ósseo

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Tipos de tecido ósseo

O tecido ósseo pode ser classificado em dois tipos quando analisamos aspectos microscópicos: tecido ósseo primário ou imaturo e tecido ósseo secundário ou maduro.

Podemos ainda classificar o tecido ósseo em outros dois tipos quando o analisamos macroscopicamente. Nesse caso temos o tecido ósseo compacto e o esponjoso, os quais apresentam a mesma estrutura histológica.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha  dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tecido-osseo.htm