Encceja 2023

O Encceja 2023 concede a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade regular a oportunidade de certificação por meio de uma prova.

O Encceja 2023 é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A avaliação é feita para pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular.

O objetivo do Encceja é avaliar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Por meio da avaliação, os participantes podem receber a certificação de conclusão dessas etapas de ensino. Esse procedimento é responsabilidade das secretarias de educação e dos institutos federais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo exame.

Leia também: Edital do Encceja 2023 — todas as normas e informações sobre o exame

Cronograma do Encceja 2023

Inscrição do Encceja 2023

A inscrição para o Encceja 2023 é gratuita e pode ser feita de 22 de maio até o dia 2 de junho pela internet, no sistema de inscrição do exame. Os interessados em se inscrever deverão acessar a página de inscrição por meio do Login Único — o meio de acesso aos serviços digitais do governo federal.

Aos candidatos que necessitarem de atendimento especializado é necessário indicar a condição específica no sistema de inscrição. Para quem desejar o tratamento pelo nome social também é necessário indicar na página o interesse. Ambos os procedimentos são realizados dentro do prazo de inscrição.

Todos os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico e informar os dados pessoais para se inscreverem.

Quem pode participar do Encceja 2023

Podem participar do Encceja 2023 candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino:

Veja também: Passo a passo para fazer a inscrição do Encceja

Provas do Encceja 2023

As provas do Encceja 2023 serão aplicadas no dia 27 de agosto, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino. No dia do exame, os portões serão abertos, de acordo com o período de realização da prova:

Mulheres sentadas fazendo a prova do Encceja.
As provas da aplicação regular do Encceja 2023 serão realizadas no dia 27 de agosto.
Crédito: Arquivo / Agência Brasil. 

A avaliação é composta com base nas Matrizes de Referência disponíveis no portal do Inep. O Encceja contém quatro provas objetivas, com base no nível de ensino (fundamental e médio). Cada prova é formada por 30 questões objetivas.

Confira a composição das provas do Encceja do nível ensino fundamental:

Área de conhecimento

Componente curricular

Horário

Duração

Ciências Naturais

Ciências

9h às 13h

4 horas

Matemática

Matemática

 

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física e Redação

 

 

 

 

15h30 às 20h30

5 horas

História e Geografia

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

5 horas


Saiba a composição das provas do Encceja do nível ensino médio:

Área de conhecimento

Componente curricular

Turno

Duração

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Química, Física e Biologia

9h às 13h

4 horas

Matemática e suas tecnologias

Matemática

 

Linguagens, Códigos suas tecnologias e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física e Redação

 

 

 

 

 

15h30 às 20h30

5 horas

Ciências Humanas e suas tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

5 horas


Locais de provas do Encceja 2023

Os locais de provas do Encceja 2023 podem ser acessados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante.

O Encceja 2023 será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As cidades de aplicação das provas serão informadas no sistema de inscrição do exame e no portal do Inep.

Para fazer o Encceja 2023 tem que justificar a ausência no Encceja 2022?

A justificativa de ausência do Encceja 2022 deve ser feita por quem se inscreveu na edição passada, mas não compareceu no dia das provas. É necessário justificar para poder participar do Encceja 2023.

O procedimento de justificativa deve ser feito entre os dias 3 e 14 de abril. O resultado será liberado no dia 24 de abril. Recursos serão recebidos entre os dias 24 e 28 do mesmo mês. A divulgação final dessa etapa será feita no dia 2 de maio pelo Inep. Os participantes que não justificarem a ausência devem realizar o ressarcimento do valor informado pelo Inep.

Novidades na edição do Encceja 2023

O Encceja 2023 conta com algumas novidades em relação às edições anteriores. Entre elas estão:

Saiba mais: O que estudar para a prova do Encceja?

Quando sai o resultado do Encceja 2023?

O resultado do Encceja 2023 será informado no dia 22 de dezembro. Os candidatos podem acessar o desempenho no sistema do exame. Para ser aprovado no Encceja é necessário:

O cálculo das provas objetivas é feito de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Certificado do Encceja 2023

O certificado do Encceja 2023 deve ser solicitado nas secretarias estaduais de educação ou nos institutos federais que aderiram ao exame. Os participantes podem conferir a relação completa desses locais no sistema de inscrição do Encceja.

Encceja 2023 Exterior e PPL

O Encceja 2023 possui outras versões. O Inep realiza o exame para grupos específicos, tais como pessoas privadas de liberdade (PPL) e brasileiros que moram fora do país. Confira as datas:

→ Encceja PPL

→ Encceja Exterior

→ Encceja Exterior PPL

 

Por Lucas Afonso
Jornalista


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-2023.htm