Queimadas no Pantanal

As queimadas no Pantanal são um grave problema ambiental oriundo da abertura de novas áreas para a agropecuária, o que amplia o desmatamento e afeta a biodiversidade local.

As queimadas no Pantanal são um grave problema ambiental que piorou consideravelmente no ano de 2024. O fogo é utilizado como uma técnica de limpeza de terrenos, e está diretamente associado ao desmatamento no bioma.

As queimadas no Pantanal, que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são causadas principalmente para a abertura de novas áreas de plantio e de pastagem para a realização da agropecuária, que lidera a economia de ambas as unidades federativas.

Com quase três quintos de sua área queimados nas últimas três décadas, combater as queimadas no Pantanal é urgente e demanda a conscientização da população e a ação mais incisiva do poder público.

Leia também: Queimadas na Amazônia — um grave problema ambiental que acomete esse importante bioma

Resumo sobre as queimadas no Pantanal

Videoaula sobre as queimadas no Pantanal

Quais as causas das queimadas no Pantanal?

As queimadas no Pantanal são o resultado da intervenção predatória que os seres humanos realizam na natureza. Os focos de queimada nesse bioma brasileiro têm como principal causa a atividade agropecuária nos estados em que ele está localizado: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesses locais sempre está sendo realizada a abertura de novas áreas para o plantio de culturas agrícolas e para a pastagem de animais.

Ambos os estados ficam entre os maiores produtores de commodities agrícolas do Brasil, com destaque para o Mato Grosso, que encabeça a lista. Todos os anos, a produção mato-grossense de soja, commodity agrícola mais comercializada e plantada na região Centro-Oeste do país, é de algumas dezenas de milhões de toneladas, como aconteceu em safras recentes (41,2 milhões de toneladas da oleaginosa). Para isso, necessita-se de mais de 12 milhões de hectares, o equivalente a 120.000 km². Uma vez que essa soja é destinada quase totalmente ao exterior, a demanda crescente faz com que haja a expansão da área plantada.

O cultivo de soja nos estados que abrigam o Pantanal caminha em conjunto com a pecuária extensiva, ambas atividades ligadas ao agronegócio e à agricultura modernizada. Nota-se que o Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do Brasil, o que reflete o peso da agropecuária na economia desse estado e do seu estado vizinho.

Relação das queimadas com o desmatamento no Pantanal

As queimadas no Pantanal estão diretamente relacionadas com o desmatamento no mesmo bioma. Esses são, aliás, dois problemas ambientais cuja relação é a de causa e consequência: o desmatamento é resultado das queimadas, ao mesmo tempo que o fogo é usado para provocar a remoção da cobertura vegetal de forma proposital. Na raiz de ambos, está a agropecuária (ligada ao agronegócio), com a abertura de novas áreas para plantio e criação de animais.

O fogo é utilizado como uma técnica de limpeza de terrenos, o que significa que ele é empregado, muitas vezes, para a remoção de resíduos do solo após a retirada da cobertura vegetal, isto é, após o desmatamento. Trata-se de um método muito antigo de abertura de novas áreas, mas que continua sendo usado até o presente com esse objetivo.

Tendo em vista o peso da agropecuária na economia dos estados do Pantanal e a constante expansão da área ocupada por essa atividade, as queimadas e o desmatamento são recorrentes nesse bioma, e suas consequências, danosas ao equilíbrio ambiental e à saúde humana, já se fazem presente.

Veja também: Desmatamento do Cerrado — um grave problema ambiental que acomete esse importante bioma brasileiro

Queimadas no Pantanal na atualidade

O bioma Pantanal vem passando pelo pior período de queimadas em toda a sua história. Somente nos primeiros seis meses do ano de 2024, a área perdida por conta do fogo ultrapassou os 530 mil hectares, dobrando o recorde anterior, de 213 mil hectares, no mesmo período em 2020.|1| O mês de junho propriamente dito foi o pior deles, e a totalidade da área queimada até então representa quase 5% do bioma como um todo.|2|

De acordo com a Agência Brasil, as recentes queimadas no Pantanal acontecem principalmente no interior de propriedades privadas. Entretanto, cabe ressaltar que aproximadamente 15% das queimadas foram realizados em áreas protegidas pela legislação ambiental e também em terras indígenas, igualmente amparadas pela legislação brasileira.

Em se tratando dos focos de queimadas, o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mapeou 9511 focos no Pantanal até o mês de setembro de 2024. Esse número é maior do que o registrado em todo o ano de 2023 no mesmo bioma. Observa-se, portanto, uma piora no problema ambiental originado pela ação humana, o que tem sido acelerado pelas mudanças climáticas e pelo período de secas que acometeu o interior do Brasil recentemente.

Dados das queimadas no Pantanal

Os principais dados referentes às queimadas no Pantanal são levantados pelo Inpe, e abrangem o período que vai de 1998 até o presente. Conforme mostra a tabela a seguir, os focos de queimada no bioma oscilaram consideravelmente de ano a ano, mas sofreram piora em um período recente. O pior ano, até então, para as queimadas é o de 2020, quando mais de 22.000 focos foram mapeados.

Queimadas no Pantanal

Ano

Total de focos de queimada

1998

1659

1999

8987

2000

2290

2001

6782

2002

12.486

2003

3722

2004

8688

2005

12.536

2006

3173

2007

9869

2008

4545

2009

5737

2010

8020

2011

3532

2012

7447

2013

3396

2014

1567

2015

4458

2016

5184

2017

5773

2018

1691

2019

10.025

2020

22.116

2021

8258

2022

1637

2023

6580

2024

9511

Veja, no gráfico a seguir, como fica a distribuição dos focos de queimada no Pantanal ao longo dos anos, com destaque para o ano de 2020. O ano de 2024 considera o período até o início do mês de setembro.

Gráfico do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mostrando as queimadas no Pantanal.
Fonte: Inpe – Programa Queimadas, 2024.

Consequências das queimadas no Pantanal

As queimadas no Pantanal se tornaram um problema ambiental muito grave que não somente afeta esse bioma como também reflete em outras regiões do Brasil e interfere no clima do planeta Terra.

O fogo consome a vegetação e destrói o habitat de muitos animais, causando, ainda, prejuízos ao solo e aos corpos hídricos. Muitos animais são mortos na ocorrência de queimadas, ao mesmo tempo que amplas áreas de vegetação nativa são eliminadas. Tem-se, com isso, uma enorme perda de biodiversidade no Pantanal.

Cervo-do-pantanal em um ambiente no qual ocorreram queimadas no Pantanal.
As queimadas no Pantanal afetam o equilíbrio ambiental, destroem habitats e prejudicam o funcionamento de ecossistemas.

A fumaça produzida durante as queimadas encobre os céus das cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, diminuindo a visibilidade e causando problemas de saúde na população. Os sintomas mais comuns associados à fumaça são irritação na garganta, ardência nos olhos, tosse seca e dores de cabeça, além da dificuldade para respirar. Doenças respiratórias preexistentes tendem a piorar com a fumaça, por isso é necessário fazer o uso de máscaras quando ao ar livre.

Correntes de ar carregam a fumaça das queimadas no Pantanal para outros estados brasileiros, tornando esse um problema de larga escala. As queimadas liberam, também, grande quantidade de gases poluentes da atmosfera, o que constitui um fator agravante para o aquecimento global e para as mudanças climáticas.

Como combater as queimadas no Pantanal?

Combater as queimadas no Pantanal é uma tarefa árdua e, ao mesmo tempo, urgente para que a degradação ambiental não tome proporções ainda maiores do que as atuais. O bioma perdeu quase 60% de sua área para o fogo desde 1985, o que equivale a 8,9 milhões de hectares.|3| Por essa razão, o combate ao desmatamento e às queimadas deve ser colocado em prática por meio de ações como:

Notas

|1| GAMARRA, Jhefferson; PALHETA, Fernanda. Queimadas no Pantanal em 2024 já superam o dobro do pior ano da história. Campo Grande News, 27 jun. 2024. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/queimadas-no-pantanal-em-2024-ja-superam-o-dobro-do-pior-ano-da-historia.

|2| SINIMBÚ, Fabíola. Pantanal tem este ano maior área queimada em junho. Agência Brasil, 02 jul. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/pantanal-tem-este-ano-maior-area-queimada-em-junho#.

|3| GAMA, Guilherme. MapBiomas: até junho de 2024, Pantanal queimou o equivalente a “três cidades de São Paulo”. CNN Brasil, 12 jul. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mapbiomas-ate-junho-de-2024-pantanal-queimou-o-equivalente-a-tres-cidades-de-sao-paulo/.

Fontes

Programa Queimadas do Inpe. Disponível em: https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/portal/.

THOMAS, Jennifer Ann. Queimadas no Pantanal: quais são as soluções possíveis. Um Só Planeta, 14 nov. 2021. Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/11/14/queimadas-no-pantanal-quais-sao-as-solucoes-possiveis.ghtml.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm