Por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados?

Os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados devido a uma combinação de fatores que incluem a sua posição no continente e suas feições de relevo.

Afinal, por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados? Os furacões e principalmente os tornados são fenômenos muito comuns de acontecer nos Estados Unidos por uma série de fatores que compreendem a posição geográfica do país, a dinâmica atmosférica da região em que ele se insere e a sua geomorfologia, que condiciona a formação de células de baixa pressão por meio do ar aquecido de superfície.

O país registra mais de 1.150 tornados todos os anos, além de ser atingido frequentemente por tempestades tropicais (ou furacões). A dita temporada dos furacões no país acontece todos os anos de 1º de junho a 30 de novembro, quando se pode registrar de três a sete furacões, a depender da dinâmica atmosférica. Existe, ainda, o que se chama de rota dos tornados (Tornado Alley), que consiste em uma área que compreende nove estados e que é mais suscetível à ocorrência desse fenômeno.

Leia também: Como são escolhidos os nomes dos furacões e dos tufões?

Resumo sobre os furacões e tornados nos Estados Unidos

Por que nos Estados Unidos há muitos furacões e tornados?

Os Estados Unidos são o país que mais registra fenômenos atmosféricos como os furacões e os tornados, e isso acontece por uma série de fatores que combinam a sua localização geográfica, a dinâmica atmosférica da América do Norte e os aspectos geomorfológicos da superfície do país.

Em se tratando da sua localização, os Estados Unidos ficam situados entre o Golfo do México, ao Sul, e o Canadá, ao Norte. O primeiro é caracterizado pelo elevado teor de umidade, ao mesmo tempo que registra elevadas temperaturas. Assim sendo, o ar que paira sobre aquela área é quente e úmido, e se desloca em direção sul-norte, adentrando o território estadunidense. Da parte canadense, por sua vez, o ar que sopra tem origem nas Grandes Planícies e apresenta umidades e temperaturas baixas. Essas massas de ar com aspectos divergentes, quando se encontram, dão origem a grandes células de tempestade.

Os ventos alísios, que sopram de leste para oeste no Hemisfério Norte do país, também auxiliam na ocorrência de furacões nos Estados Unidos. Isso porque eles acabam empurrando as tempestades que se formam sobre o Atlântico Norte em direção à terra firme, levando, portanto, os furacões que se originam no oceano para o país.

Grandes Planícies e amplo Vale do Mississippi, fatores que contribuem para a formação de tornados nos Estados Unidos.
As Grandes Planícies e o amplo Vale do Mississippi contribuem para a formação de tornados nos Estados Unidos.

O relevo do território estadunidense e a relação entre o modelado e a atmosfera causam, igualmente, um número de furacões e tornados superior ao de qualquer outro país do mundo. A região central dos Estados Unidos é caracterizada pelas Grandes Planícies, que se estendem desde o Canadá até o território estadunidense, e pelo Vale do Mississippi. Ambas são feições rebaixadas e marcadas pela baixa altitude, recobertas por uma vegetação composta por campos de gramíneas e cultivos agrícolas. Por essa razão, o ar nessa região se aquece rapidamente e forma uma área de baixa pressão, para onde sopram os ventos.

Nota-se, ainda, que essa área rebaixada do relevo citada anteriormente fica a leste das Montanhas Rochosas. Essa famosa cordilheira estadunidense impede que o ar quente originado nas planícies saia daquela área e se mova em direção a oeste. A camada de ar aquecido, portanto, ascende na atmosfera. É nessa região que esse ar quente se encontra com o ar úmido proveniente do Golfo do México e também com aquele mais frio oriundo do Canadá.

Qual a época de furacões nos Estados Unidos?

Casas destruídas pela passagem do furacão Katrina em agosto de 2005 nos Estados Unidos, no pico da temporada de furacões. [1]
Casas destruídas pela passagem do furacão Katrina em agosto de 2005 nos Estados Unidos, no pico da temporada de furacões. [1]

A época que concentra o maior número de furacões nos Estados Unidos é denominada temporada de furacões (hurricane season, no inglês), e acontece todos os anos entre os dias 1º de junho e 30 de novembro. Tem, portanto, duração de seis meses completos. É nesse intervalo de tempo que ocorrem 97% dos furacões do Atlântico Norte. Além disso, mesmo na temporada de furacões existe um período de pico, que vai de meados do mês de agosto a meados de outubro.

Quantos tornados e furacões acontecem por ano nos Estados Unidos?

Os Estados Unidos concentram o maior número de tornados do mundo. O país registra cerca de 1.150 tornados todos os anos, podendo chegar a até 1.200. Para comparação, o segundo país que mais registra tornados é o Canadá, com 100 ocorrências anuais.

Os furacões, por sua vez, são menos numerosos: em média, de seis a sete furacões atingem os Estados Unidos todos os anos. A maioria deles, no entanto, não é considerada furacão de elevada intensidade, frequentemente sendo categorizados apenas como tempestades tropicais. O número de furacões que se enquadram na categoria três ou superior a ela na escala de Saffir–Simpson, que classifica esse tipo de fenômeno, pode chegar a três.

Países que mais têm furacões

Os países asiáticos são aqueles que registram o maior número de furacões todos os anos. Lembremos que esse fenômeno recebe um nome diferente quando formado na porção noroeste do Oceano Pacífico: são os tufões. Confira, a seguir, a lista com os países que mais têm furacões ou tufões em todo o mundo:

Países com maior número de furacões do mundo

País

Localização

China

Ásia

Filipinas

Ásia

Japão

Ásia

México

América do Norte

Estados Unidos

América do Norte

Austrália

Oceania

Taiwan

Ásia

Vietnã

Ásia

Madagascar

África

Cuba

América Central

Como os estadunidenses se protegem dos furacões?

Os furacões e os tornados são eventos recorrentes nos Estados Unidos, o que faz com que os estadunidenses estejam preparados para lidar com esse tipo de ocorrência. Desde a infraestrutura das residências até estratégias de sobrevivência pessoal, existem algumas medidas que podem ser adotadas pelos moradores dos Estados Unidos para se proteger de furacões e tornados, as quais são recomendações do próprio Serviço Meteorológico Nacional. Essas medidas são:

Rota dos tornados nos Estados Unidos

Mapa mostrando o corredor de tornados dos Estados Unidos.
O corredor de tornados dos Estados Unidos é a região do país mais suscetível à ocorrência desse fenômeno atmosférico.

Conhecida em inglês como Tornado Alley, a rota dos tornados nos Estados Unidos é a área com maior probabilidade de ocorrência de tornados em todo o país. Esse corredor se formou na área central do território estadunidense, onde há o encontro de massas de ar com aspectos diferentes e que originam fortes ventos e tempestades. A rota dos tornados é resultante, portanto, da junção de todos os fatores que elencamos no início de nosso texto. A rota dos tornados dos Estados Unidos compreende total ou parcialmente os estados de:

Maiores furacões e tornados dos Estados Unidos

Maiores furacões dos Estados Unidos

Furacão

Ocorrência

Fatalidades

Furacão de Galveston

Setembro de 1900, no Texas

10.000 pessoas desabrigadas e 8.000 mortos.

Furacão Okeechobee

Setembro de 1928, em Porto Rico e no Sul dos Estados Unidos

1.836 mortos na Flórida e mais de 2.500 mortos em Porto Rico.

Furacão Katrina

Agosto de 2005, no Centro-Sul e Sul dos Estados Unidos

1.200 mortos, principalmente na Louisiana e no Mississippi.

Furacão Chenière Caminada

Outubro de 1893, na Louisiana, no Mississippi e outras áreas do Sudeste do país

2.000 mortos, sendo o mais mortal da Lousiana. Dos mortos, a maior parte vivia em uma comunidade pesqueira, e cerca de 1.000 perderam a vida em terra.

Furacão de Sea Islands

Agosto de 1893, na Geórgia e na Carolina do Sul

Entre 1.000 e 2.000 mortos, além de 30.000 desabrigados.

Maiores tornados dos Estados Unidos

Tornado

Ocorrência

Fatalidades

Tornado dos Três Estados

18 de março de 1925 em Missouri, Illinois e Indiana

695 mortos e 2.027 feridos

Tornado de Natchez

6 de maio de 1840 em Natchez, Mississippi

317 mortos e 100 feridos

Grande tornado de St. Luis

27 de maio de 1896 em St. Louis, Missouri

255 mortos e 1.000 feridos

Tornado de Tupelo

5 de abril de 1936 em Tupelo, Mississippi

216 mortos

Tornado de Gainesville

4 de abril de 1936 em Gainesville, Geórgia

203 mortos

O que são furacões e como são formados?

Chamados também de tempestade ou ciclone tropical, os furacões são grandes células de tempestade formadas em torno de sistemas de baixa pressão atmosférica que se instalam sobre os oceanos, mais precisamente no Atlântico Norte e no Pacífico Norte.

Os furacões são compostos por ventos intensos que giram em torno do núcleo de baixa pressão, chamado de olho do furacão. Esses ciclones tropicais podem ter entre 200 e 400 quilômetros de diâmetro, e a velocidade dos ventos dentro desse sistema é sempre superior a 119 km/h. A duração de um furacão varia de dias a semanas, o que depende do seu tamanho e intensidade. Com o passar do tempo, e conforme ele avança sobre o continente, o furacão se dissipa gradualmente.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, clique aqui.

Furacão, tornado e ciclone

Furacões, tornados e ciclones são termos que designam fenômenos atmosféricos e que muitas vezes são confundidos e utilizados como sinônimos. Na realidade, os termos furacão e ciclone descrevem o mesmo fenômeno, que é também chamado de tempestade tropical.

Ciclone é uma denominação genérica para as tempestades que se formam em células giratórias sobre os oceanos, e que apresentam diâmetro e velocidade definidas: de 200 a 400 quilômetros com ventos que sopram a 119 km/h ou mais. Existem, também, os tufões, que designam ciclones que se formam na Ásia, mais precisamente sobre as águas no noroeste do Oceano Pacífico e do Oceano Índico. A duração de um ciclone ou furacão é de dias a semanas.

Assim como os ciclones e furacões, os tornados também estão associados com tempestades e ventos fortes. São formados por uma coluna de ar giratório que se forma ao redor de um centro de baixa pressão, dando origem a uma espécie de funil. Os tornados recebem esse nome apenas quando o funil toca o solo, sendo, portanto, um fenômeno que acontece sobre o continente. Os ventos de um tornado têm entre 117 km/h e 500 km/h, e seu diâmetro não supera 2 quilômetros. A duração dos tornados também é menor, sendo medida em minutos.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Crédito de imagem

[1] Wirestock Creators / Shutterstock

Fontes

BELLES, Jonathan. Which Countries Get Hit The Most By Tropical Cyclones? The Weather Channel, 07 jul. 2016. Disponível em: https://weather.com/storms/hurricane/news/tropical-cyclone-hits-by-country-typhoon-hurricane.

CHINCHAR, Allison. Here’s why the US has more tornadoes than any other country. CNN, [s.d.]. Disponível em: https://edition.cnn.com/weather/us-leads-tornado-numbers-tornado-alley-xpn/index.html.

DAHLKE, Joe. Top 10 deadliest tornadoes in US history. AccuWeather, 15 mai. 2024. Disponível em: https://www.accuweather.com/en/severe-weather/top-10-deadliest-tornadoes-in-us-history/1650465.

MARTINEZ, Gina. Top 10 deadliest hurricanes in U.S. history. CBS News, 07 out. 2024. Disponível em: https://www.cbsnews.com/news/top-10-deadliest-hurricanes-in-us-history-katrina-maria-galveston/.

NATIONAL WEATHER SERVICE. Hurricane Safety Tips and Resources. National Weather Service, [s.d.]. Disponível em: https://www.weather.gov/safety/hurricane.

NATIONAL WEATHER SERCIVE. Hurricane Safety. National Weather Service, [s.d.]. Disponível em: https://www.weather.gov/media/owlie/HurricaneSafety-OnePager-07-03-18.pdf.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-os-estados-unidos-sao-tao-atingidos-por-furacoes-e-tornados.htm