Tipos de sujeito

Sujeito simples, composto, oculto e indeterminado: são esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Saber reconhecê-los é indispensável para uma boa análise sintática.

Os tipos de sujeito podem ser: sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. O sujeito é um dos elementos mais importantes da oração, já que é responsável por realizar ou sofrer uma ação verbal, designando o ser a respeito do qual se declara alguma coisa. Para uma boa análise sintática, é imprescindível que você conheça bem todos os tipos de sujeito, e, antes destes ainda, deve-se estar a par do que é o núcleo do sujeito.

Leia mais: Quais são os termos constituintes da oração?

Resumo sobre tipos de sujeito

Videoaula sobre tipos de sujeito

Quais são os quatro tipos de sujeito?

O sujeito será determinado simples quando apresentar um único núcleo, ou seja, quando o sujeito for formado por uma única palavra principal. Observe o exemplo:

Se quiser saber mais sobre o sujeito que só tem um núcleo, leia nosso texto.

O sujeito será classificado como determinado composto quando apresentar dois ou mais núcleos. Observe o exemplo:

Pais, professores e alunos = sujeito determinado composto

Confira mais exemplos de uso do sujeito composto nas orações clicando aqui.

O sujeito será classificado como determinado elíptico (existem outras nomenclaturas, como sujeito oculto e sujeito desinencial) quando ele não for apresentando de maneira explícita na oração. Ele poderá ser reconhecido por meio da desinência verbal ou do contexto em que a oração é empregada. Observe o exemplo:

Como estudaremos para a prova sem os livros?

Nós (identificável pela desinência verbal -emos) = sujeito elíptico

Nesse caso, o sujeito de quem se fala não está determinado porque não se sabe quem praticou a ação ou porque a intenção é não revelá-lo. É possível indeterminar o sujeito por meio de três estruturas sintáticas. Observe:

1) Oração com verbo na 3ª pessoa do plural:

Roubaram meu carro ontem.

2) Oração com verbo na 3ª pessoa do singular acrescido do pronome “se”:

Discutiu-se sobre o aumento do preço da gasolina.

3) Oração com o verbo no infinitivo impessoal:

Fumar faz mal à saúde.
É importante beber dois litros de água por dia.

Aprenda mais sobre os aspectos que indeterminam o sujeito aqui.

O que é núcleo do sujeito?

Antes de partirmos para a explicação sobre cada tipo de sujeito, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.

O núcleo do sujeito é a palavra principal que forma o sujeito, isso porque ele pode ser composto por vários termos, entretanto, sempre haverá um mais importante. Observe o exemplo:

Os alunos da Escola Mario Quintana ganharam a medalha de ouro da Olimpíada de Matemática.

Para identificarmos o sujeito, devemos fazer uma pergunta ao verbo: Quem ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática? Para essa pergunta, a resposta é clara: os alunos da Escola Mario Quintana. Identificamos, pois, o sujeito, mas qual é o núcleo desse sujeito? Quem venceu a competição: a Escola Mario Quintana ou os alunos? Sabemos que os vencedores foram os alunos, portanto, os alunos são o núcleo do sujeito.

Agora que você já sabe identificar o sujeito e o seu núcleo, ou seja, sua parte central, fique atento à explicação sobre os tipos de sujeito.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/tipos-sujeito.htm