ManganĂªs

A distribuição do manganês é grande nos tecidos e líquidos do organismo, onde a atividade das mitocôndrias (centro respiratório das células) é maior. Sendo assim, o papel metabólico do manganês é considerável: ativar numerosas enzimas implicadas na síntese do tecido conjuntivo, na proteção das células contra os radicais livres e nas atividades neuro-hormonais.

Benefícios do manganês: ação hipoglicemiante, ação sobre o metabolismo das gorduras, ação protetora das células hepáticas, um papel na biossíntese das proteínas e dos muco-polissacarídeos das cartilagens, assim como uma implicação no metabolismo dos neurotransmissores.

Por outro lado, a deficiência de manganês causa perda de peso, afeta a capacidade reprodutiva, a função pancreática e o metabolismo de carboidratos. O ideal é uma ingestão moderada entre 1 a 5 mg por dia desse mineral, quantidade esta que se consegue através dos alimentos. As principais fontes de manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Iodo - Esse mineral participa na formação de hormônios da glândula tireóide.

Sais Minerais - Química Inorgânica
Química - Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/manganes.htm