A superstição é um termo oriundo do latim superstitio que descreve crenças sem fundamentação lógica. Atualmente, refere-se a práticas ou hábitos realizados com o intuito de atrair sorte ou afastar o azar, como bater na madeira ou evitar passar por baixo de escadas.
Embora a Bíblia não trate diretamente da superstição, há passagens que enfatizam a confiança em Deus em vez de na sorte, como em Provérbios 16:33. Historicamente, o termo aparece já no século I d.C. no poema Thebaida, de Públio Papínio Estácio. Com o tempo, o significado da palavra tornou-se mais trivial, associado a crenças culturais e práticas cotidianas desvinculadas de religião ou ética.
Leia também: Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?
Superstição vem do termo em latim superstitio, que foi usado para descrever crenças exageradas sem embasamento lógico. Seu significado original pode até ter sido positivo, entretanto, a partir do século I a.C., esse termo começou a ser empregado de forma pejorativa. Exemplo disso são os escritos de Cícero (pensador romano), realizados entre 45 a.C. e 44 a.C., em que ele contrapõe religio (práticas benéficas) e superstitio (submissão exacerbada e prejudicial).
Atualmente, o termo superstição se refere a hábitos, ou práticas pontuais, realizados na busca de ter sorte (ou evitar o azar). Alguns exemplos são bater na madeira quando um evento ruim é citado, entrar nos lugares sempre com o pé direito e não sair de casa nas sextas-feiras 13.
Algumas das superstições mais populares são:
Também existem superstições para trazer sorte, e a maioria está relacionada a amuletos, como ferraduras, pés de coelho e trevos-de-quatro-folhas. É comum existirem amuletos pessoais também, como peças de roupas específicas ou objetos que estavam presentes em momento de alegria.
Cruzar o dedo indicador com o dedo do meio em momentos de decisão, como disputa de pênaltis ou revelação de respostas, também é comum. Outra superstição para trazer sorte é sempre entrar nos lugares com o pé direito.
A sexta-feira 13 é uma data carregada de superstições. Há até quem nem saia de casa nessa data. Veja algumas das superstições mais associadas a esse dia:
Leia também: 7 superstições para a sexta-feira 13
Não foram encontradas citações diretas à superstição na bíblia, mas há versículos que falam sobre confiar na sorte em detrimento da fé no Deus cristão. Veja um exemplo:
“A sorte é lançada no colo, mas a decisão correta vem do Senhor”
Provérbios 16:33
Há versículos que falam sobre feitiçaria, vidência e necromancia, entretanto essas práticas, por serem religiosas em outras crenças, não podem ser tratadas como superstição.
Um dos registros mais antigos da palavra “superstitio” remete ao século primeiro depois de Cristo. A palavra aparece algumas vezes em um poema chamado Thebaida, do escritor romano Públio Papínio Estácio.
É um poema que conta um episódio mitológico responsável por narrar um conflito na cidade de Tebas conhecido como Os sete contra Tebas. No decorrer do texto, há o emprego da palavra tanto em sentido positivo como negativo, podendo ser associada a rituais religiosos legítimos (no ponto de vista romano) ou à maldição, medo e sofrimento.
Com o passar dos anos, o significado da palavra superstição se tornou mais trivial e associado a crenças culturais e cotidianas que não necessariamente têm relação com religião ou ética.
Fontes
CAIRO, Maria Emilia. O lugar da adivinhação nas reflexões de Cícero sobre a religião romana: divinatio entre religio e superstitio (2019).
NOVAK, Maria da Gloria. Adivinhação, superstição e religição no último século da República (Cícero e Lucrécio) (2001).
OXFORD. Superstitio. Disponível em: https://oxfordre.com/classics/display/10.1093/acrefore/9780199381135.001.0001/acrefore-9780199381135-e-6150
MICHAELIS. Superstição. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/supersti%C3%A7%C3%A3o
CARDOSO, Leandro Dorval. A Tebaida, de Públio Papínio Estácio: introdução, tradução e comentários (cantos I-V). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/6645abb7-c347-41da-9a54-64378f498864/content
BÍBLIA. Provérbios (capítulo 16, versículo 33). Versão King James.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/supersticao.htm