Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025: confira dados sobre a educação brasileira

Dados do apontam queda do aprendizado adequado de Língua Portuguesa e Matemática comparando os últimos anos do ensino fundamental e ensino médio.

Foi divulgado, nesta quinta-feira, 25, o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025, produzido pela organização Todo Pela Educação, a Fundação Santillana e a Editora Moderna. O documento apresenta dados sobre a educação pública e privada no Brasil.

Os dados desta edição são referente a 2024. Segundo apresentado, existem 179,2 mil escolas de educação básica no Brasil, 2,3 milhões de professores e 47 milhões de alunos matriculados. O anuário aponta que a quantidade de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental é o maior em relação aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Também cai a quantidade de estudantes que completam os ensinos fundamental e médio com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática. Enquanto nos primeiros anos do ensino fundamental a porcentagem é de 42,6% de alunos com aprendizagem adequada, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio essa quantidade é de 18,1% e 7,7%, respectivamente.

Os dados ainda apontam que a maior parte dos estudantes estão matriculados em redes municipais de edução (49,1%), seguido pelas redes estaduais (29,8%), rede privada (20,2%) e federal (0,8%). A proporção de professores por rede municipal, estadual, privada e federal segue a mesma ordem de estudantes matriculados.

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Dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025
Dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025.
Crédito: Reprodução.

Educação Infantil

Em 2024 a quantidade de crianças de 0 a 3 anos que frequenta a educação infantil é de 41,2%, percentual mais alto registrado desde 2014, quando a quantidade era de 29,7%. Em 2023, esse número era de 40,1%

Entre as razões para crianças dessa faixa etária que não frequentam a educação infantil a principal é por opção dos responsáveis. No entanto, entre a população localizada em região urbana, o principal motivo da não frequência é a dificuldade de acesso.

Para crianças entre 4 e 5 anos, 94,6% frequentam a educação infantil. Esse número saiu de 89,6% em 2014. Em 2023, o dado foi de 93,9%.

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Ensino Fundamental

A quantidade de alunos de 6 a 10 anos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental é de 93,3%, o mesmo valor registrado em 2023. No entanto, esse é o menor nível registrado, desde 2014, quando era 97,1%. Em 2021, esse dado sofreu uma grande baixa, saindo de 97,4%, em 2020, para 94,5%.

A pesa da baixa no número de matrículas, a frequência mantém em alta, com 99,6%. Quanto analisado por renda, a quantidade de alunos matriculados caiu tanto entre os 20% mais ricos quanto entre os 20% mais pobres, registrando 95,4% e 92,8% respectivamente.

Para alunos de 11 a 14 anos, matriculados nos anos finais do ensino médio, a taxa líquida de escolarização é próxima à universalização, alcançando 97,6%. Esse registro é 11,3 pontos percentuais acima do registrado em 2014 (86,3%).

A medida de frequência não sofre alteração brusca desde 2020, mantendo em 99,3% nos anos de 2020, 2021, 2023 e 2024. Em 2022, foi registrado 99,4% de frequência.

A quantidade de alunos matriculados no anos finais do ensino fundamental com dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar tem sofrido uma queda desde 2014, quando o registro era de 27,3%. Em 2024, esse dado é de 15,7%.

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Dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025
Dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025.
Crédito: Reprodução.

Ensino Médio

O ensino médio é a etapa com maior nível de evasão da educação básica. Enquanto a educação infantil registra 9,4 milhões de matrículas, os anos finais do ensino fundamental têm 11,5 milhões de matrículas, o ensino médio registra 7,7 milhões de matrículas.

Cerca de 82% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no ensino médio. Esse dado vem crescendo significativamente desde a queda apresentada em 2021, quando registrou 77,1% de matrículas, 2,9 pontos percentuais abaixo de 2020 e 0,2 ponto abaixo de 2019.

Apesar disso, a quantidade de alunos com dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar caiu de 26,2%, em 2020, para 17,8% em 2024.

No entanto, esse nível também é o que apresenta menor taxa de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática. Apenas 7,7% dos estudantes no 3º ano do ensino médio, em 2023, apresentam aprendizagem adequada nessas duas matérias, enquanto nos anos finais do ensino médio essa taxa é de 18,1%. Essa taxa não apresenta um crescimento ou queda contínua, flutuando entre os anos.

Confira todos os dados no site do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2025.

 

Por Jade Vieira
Jornalista


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/noticias/anuario-brasileiro-educacao-brasileiro-2025-confira-dados-sobre-educacao-brasileira/3132665.html