Augusto Cury

Augusto Cury é um famoso escritor brasileiro cujas obras apresentam características da literatura de autoajuda. Uma de suas obras mais conhecidas é O vendedor de sonhos.

Augusto Cury é um famoso autor brasileiro. Ele nasceu na cidade Colina, no estado de São Paulo, em 2 de outubro de 1958. Mais tarde, fez faculdade de Medicina na Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, além de adquirir o PhD na Florida Christian University.

O escritor é autor de romances e obras de não ficção, marcadas pelo seu caráter motivacional e de autoajuda. Também possui obras de cunho filosófico, reflexivo e religioso. Uma das obras mais famosas desse autor de vários best-sellers é a trilogia O vendedor de sonhos.

Leia também: Napoleon Hill — um famoso escritor estadunidense cujas obras são de autoajuda e possuem caráter motivacional

Resumo sobre Augusto Cury

Biografia de Augusto Cury

Nascimento de Augusto Cury

Augusto Jorge Cury nasceu em 2 de outubro de 1958, em Colina, no estado de São Paulo.

Infância de Augusto Cury

Segundo o site Colina SP, Augusto Cury “teve uma infância modesta. Chegou a dividir um cômodo com os pais e os cinco irmãos. E era o segundo pior aluno da sua turma na escola. Mas, com o incentivo do pai, chegou à faculdade de Medicina”.

Casamento de Augusto Cury

Augusto Cury ao lado de sua esposa e de suas três filhas.
Augusto Cury ao lado de sua esposa e de suas três filhas. (Créditos: Instagram @augustocury | Reprodução)

Augusto Cury se casou com Suleima Cabrera Farhate Cury, com quem teve três filhas: Carol, Camila e Cláudia.

Formação acadêmica de Augusto Cury

Em 1984, Augusto Cury terminou a graduação em Medicina na Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Conseguiu seu PhD (Doctor of Business Administration) pela Florida Christian University, Estados Unidos, em 2013.

Geac de Augusto Cury

O Grupo Educacional Augusto Cury (Geac) foi criado por Augusto Cury em 2012, e possui as seguintes empresas:

Atuação profissional de Augusto Cury

Augusto Cury, além de ser autor de vários best-sellers, também dá cursos e palestras.

Religião de Augusto Cury

O escritor possui livros com temática religiosa, como O mestre dos mestres, obra que analisa a inteligência de Jesus Cristo. Após escrever essa obra e outros quatro volumes sobre o mesmo tema, ele deixou de ser ateu e se tornou cristão, sem se filiar a uma religião específica.

Filosofia de Augusto Cury

A linha de pesquisa do autor é a inteligência multifocal, estudo relacionado ao processo de construção de pensamentos, à memória e à formação do ego. Assim, segundo Denise Silva Santos et al:

O objetivo da Teoria da Inteligência Multifocal é fortalecer a consciência crítica e a capacidade gestora do EU diante dos processos inconscientes que distorcem a realidade e levam ao adoecimento emocional por conta de crenças unifocais, isto é, crenças que enxergam os eventos sob um único ângulo e, com isso, desconsideram outros aspectos vitais para as relações intra e interpessoais saudáveis. Em suma, segundo a Teoria da Inteligência Multifocal, para o desenvolvimento da inteligência socioemocional é necessário o treinamento de uma inteligência multifocal, isto é, uma inteligência que integre tanto habilidades emocionais e sociais quanto cognitivas.

Características das obras de Augusto Cury

De forma geral, as obras do autor apresentam estas características:

Principais obras de Augusto Cury

Romances de Augusto Cury

Obras de não ficção de Augusto Cury

O vendedor de sonhos, de Augusto Cury

Capa do livro “O vendedor de sonhos,” de Augusto Cury, publicado pela editora Auster.
Capa do livro O vendedor de sonhos, de Augusto Cury, publicado pela editora Auster. [2]

O vendedor de sonhos apresenta três volumes:

O chamado, de Augusto Cury

Um homem chamado Júlio César está sobre um prédio e ameaça se jogar lá de cima, ignorando o apelo da polícia. Então um desconhecido aparece e começa a conversar com ele. A sabedoria do desconhecido maltrapilho faz o suicida desistir da morte e seguir o misterioso “vendedor de sonhos”. A sua habilidade de seduzir as pessoas por meio das palavras faz com que muitos o sigam. No entanto, esse seu comportamento messiânico acaba incomodando várias pessoas.

A revolução dos anônimos, de Augusto Cury

O protagonista dessa obra continua sendo o “vendedor de sonhos” ou, simplesmente, o “mestre”. Ele e seus revolucionários discípulos continuam a disseminar ideias. Nesse segundo volume de O vendedor de sonhos, os dramas dos discípulos do mestre são evidenciados.

O semeador de ideias, de Augusto Cury

O “vendedor de sonhos”, o “semeador de ideais”, o “mestre” ou, simplesmente, Mellon Lincoln é o protagonista dos três volumes de O vendedor de sonhos. Nesse terceiro volume, dois de seus discípulos ficam em evidência: Barnabé e Bartolomeu. O caráter reflexivo da obra permanece.

Importância de Augusto Cury

Augusto Cury é um dos principais autores de best-sellers do Brasil. Suas obras de autoajuda são apreciadas por uma infinidade de pessoas. É fundador da Escola da Inteligência, focada em educação socioemocional.

Veja também: Paulo Coelho — outro famoso autor best-seller do Brasil

Prêmios e homenagens a Augusto Cury

Frases de Augusto Cury

A seguir, vamos ler algumas frases de Augusto Cury, retiradas de seu livro O vendedor de sonhos:

Créditos de imagem

[1] Augusto Cury / Lima Andruška / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Editora Auster (reprodução)

Fontes

CNPq. Currículo lattes: Augusto Jorge Cury. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2480142686085042.

COLINA SP. Augusto Jorge Cury. Disponível em: https://colinaspaulo.blogspot.com/2012/03/augusto-jorge-cury.html.

CURY, Augusto. O vendedor de sonhos: o chamado. São Paulo: Academia da Inteligência, 2008.

SANTOS, Denise Silva et al. Teoria da inteligência multifocal de Augusto Cury. Revista Eletrônica de Trabalhos Acadêmicos, Goiânia, ano 2, n. 3, 2017.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/literatura/augusto-cury.htm