Lentes esféricas

Lentes esféricas são instrumentos ópticos com a propriedade de processar a luz de forma a melhorar a formação de imagens, ampliando, detalhando ou reduzindo a visão.

Lentes esféricas são aparatos ópticos que podem refratar e refletir raios luminosos, formando imagens. Essas lentes são muito utilizadas no cotidiano, já que possibilitam aumentar, diminuir e até mesmo detalhar as imagens ao nosso redor.

Existem dois tipos de lentes esféricas: as lentes convergentes, que convergem os raios, e as lentes divergentes, que espalham os raios. No caso da lente convergente, a formação da imagem depende da posição do objeto frente a ela. Já no caso da lente divergente, obtém-se a mesma imagem, independentemente da posição do observador.

Leia também: Instrumentos ópticos — aqueles que utilizam os fenômenos da luz para produzir imagens

Resumo sobre as lentes esféricas

Quais as propriedades das lentes esféricas?

As propriedades das lentes dizem respeito à sua capacidade de convergir raios luminosos nas lentes convexas ou os divergir nas lentes côncavas. Isso pode mudar de acordo com o meio em que essas lentes são inseridas. Normalmente, considera-se que as lentes estão imersas no ar.

Além disso, as lentes esféricas funcionam por meio dos fenômenos de refração e reflexão da luz e, quando incididas em um material homogêneo e transparente, inserido completamente em um meio, são capazes de ampliar ou reduzir o reflexo das imagens.

Usos das lentes esféricas

Lentes esféricas são utilizadas para aumentar ou diminuir as imagens ao nosso redor, por meio do uso, por exemplo, de microscópios e telescópios. Elas são usadas também para correção de problemas visuais, como no caso da lente divergente para solucionar a miopia ou da lente convergente para o problema de hipermetropia.

Leia também: Espelhos planos — superfícies que geram imagens virtuais

Tipos de lentes esféricas

As lentes esféricas são divididas em dois grupos:

As lentes divergentes são representadas por uma reta com setas viradas para dentro. Já as lentes convergentes são representadas por uma reta com setas viradas para cima, conforme a imagem abaixo:

Representação das lentes convergentes e divergentes

As lentes convergentes podem convergir os raios de luz, ou seja, focar a luz em um ponto específico. Há três tipos delas: as lentes biconvexas, as plano-convexas e as côncavo-convexas.

Tipos de lentes convergentes

Já as lentes divergentes podem divergir os raios, ou seja, em vez de os aproximar, elas os espalham. Há três tipos delas: as lentes biconcâvas, as plano-côncavas e as convexo-côncavas.

Tipos de lentes divergentes

Elementos geométricos das lentes esféricas

Existem alguns elemetos geométricos comuns a todos os tipos de lentes. São eles:

Representação dos elementos geométricos das lentes esféricas

Além dos elementos presentes no eixo principal, há os elementos que usamos para referenciar o objeto e a imagem, sendo eles:

O que são raios notáveis?

Os raios notáveis são os feixes provenientes da luz solar refratados pelas lentes esféricas e que formam imagens.

Representação dos raios notáveis das lentes esféricas

A partir da análise da imagem acima, inferimos que todo raio de luz que:

I - incidir paralelamente ao eixo de simetria será refratado passando pelo foco da imagem (\(f_i\));

II - incidir sobre o foco antiprincipal do objeto (\(A_o\)) será refratado sobre o foco antiprincipal da imagem (\(A_i\)) e vise-versa;

III- incidir sobre o centro óptico será refratado sem sofrer desvio lateral;

IV- incidir no foco do objeto (\({f}_o\)) será refratado paralelamente ao eixo de simetria.

Esses quatro raios notáveis podem funcionar tanto na ida quanto na volta, configurando o princípio da reversibilidade da luz, um dos três princípios da óptica geométrica, sendo os outros dois o princípio da propagação retilínea da luz e o princípio da independência da luz.

Como ocorre a formação de imagens nas lentes esféricas?

A formação de imagens ocorre com o uso de no mínimo dois dos quatro raios notáveis, sendo que no encontro desses raios a imagem é formada.

As imagens podem ser reais ou virtuais. A imagem real é formada do lado direito da lente, sendo invertida e podendo ser projetada. Já a imagem virtual é formada pelo prolongamento dos raios, sendo a imagem direita e impossível de ser projetada.

Além disso, a formação de imagens está sujeita ao tipo de lente. No caso de a lente ser convexa, há cinco configurações diferentes, dependendo da posição do objeto no eixo principal. Porém, se a lente for côncava, a posição do objeto será irrelevante.

Esquema de formação da imagem com objeto posicionado antes do foco antiprincipal do objeto.

formacao-imagem-foco-antiprincipal-objeto

Esquema de formação da imagem com objeto posicionado entre o foco do objeto e o ponto antiprincipal do objeto.

Esquema de formação da imagem com objeto posicionado no foco do objeto.

 Esquema de formação da imagem com objeto posicionado entre o foco do objeto e o centro óptico.

Esquema de formação da imagem em lente côncava.

Fórmulas das lentes esféricas

Estão listadas abaixo as fórmulas mais utilizadas nos exercícios de lentes esféricas.

\(V=\frac{1}{f}\)

\(\frac{1}{f}=\frac{1}{p_o}+\frac{1}{p_i}\)

\(A=\frac{i}{o}=\frac{-\ p_i}{p_o}=\frac{f}{f-p_o}\)

\(V=\frac{1}{f}=\left(\frac{n_{lente}}{n_{meio}}-1\right)=\left(\frac{1}{R_1}+\frac{1}{R_2}\right)\)

Leia também: Diferenças entre meios transparentes, opacos e translúcidos

Vergência de lentes esféricas

A vergência de uma lente é definida como o inverso da abcissa focal, ou seja, a distância focal dessa lente. Calculamos a vergência através da fórmula:

\(V=\frac{1}{f}\)

Observação: A unidade da vergência é a dioptria, chamada vulgarmente de grau da lente.

De acordo com a convenção de sinais adotada para lentes esféricas delgadas, temos:

Justaposição de lentes esféricas

A justaposição de lentes esféricas consiste em associar diferentes tipos de lentes a fim de obter configurações de vergência distintas. O cálculo da vergência total é a soma das vergências individuais de cada lente.

Essa prática é adotada no intuito de reduzir o fenômeno da aberração cromática que ocorre quando raios luminosos com diferentes comprimentos de onda atravessam diferentes pontos focais ou para aumentar o efeito produzido por uma lente.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física 


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-esfericas.htm