Osmose no morango com leite condensado

A deliciosa mistura de morangos com leite condensado possui uma relação com a físico-química, mais precisamente com a Osmose. Você já observou que depois de devorar uma tigela inteira de morangos adoçados com leite condensado, no fundo do recipiente forma-se um líquido mais avermelhado e que tem gosto de morango?

Sendo assim, podemos considerar que é o suco do morango, mas como ele se formou? A osmose tem a resposta para este fenômeno, confira do que se trata:

Osmose é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração, através de uma membrana semipermeável.

Ao misturamos leite condensado aos morangos obtemos uma solução com maior concentração, criando um meio perfeito para que aconteça a osmose. Mas como assim?

O morango vai funcionar como membrana semipermeável, ou melhor, as células presentes na estrutura externa do fruto. O líquido presente na parte interna trata-se da solução menos concentrada, se formos comparar as duas soluções já propostas, perceberemos que a mais diluída é a do interior do morango, e a mais concentrada a de fora (leite condensado).

Podemos concluir então que o líquido encontrado no fundo da tigela de morangos nada mais é que o líquido do interior do morango que passou pela osmose, ou seja, de uma solução diluída para uma mais concentrada até se obter o equilíbrio.

Você pode observar que o mesmo não acontece com outras frutas como a uva, por exemplo, a membrana que recobre a uva não permite a troca de fluidos externos com internos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Osmose no ovo - atividade experimental.

Físico Química - Química - Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/osmose-no-morango-com-leite-condensado.htm