Linguagem verbal e não verbal

A linguagem verbal e a linguagem não verbal são formas de expressão. A linguagem verbal utiliza palavras, e a linguagem não verbal é composta, principalmente, de imagens.

Imagem explicando a diferença entre linguagem verbal e linguagem não verbal e mostrando exemplos.
Linguagem verbal e linguagem não verbal são modos de expressão. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)[1]
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Linguagem verbal e linguagem não verbal são duas formas de expressão. A linguagem verbal utiliza apenas palavras, como a linguagem de uma receita de bolo. Já a linguagem não verbal utiliza apenas imagens, gestos ou sinais, por exemplo, em um desenho ou em um sinal de trânsito. Por fim, a linguagem mista está em textos que utilizam tanto linguagem verbal quanto não verbal, como tirinhas e charges.

Leia também: Afinal, o que é linguagem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal

  • A linguagem verbal e a linguagem não verbal são formas de expressão.

  • A linguagem verbal é aquela que utiliza apenas palavras.

  • A linguagem não verbal é aquela que utiliza apenas imagens, sinais ou gestos.

  • A linguagem mista apresenta tanto linguagem verbal quanto não verbal.

O que é linguagem verbal e linguagem não verbal?

A linguagem verbal e a linguagem não verbal são duas formas de expressão:

  • Linguagem verbal: é aquela que usa palavras, que compõem frases, orações ou períodos.

  • Linguagem não verbal: utiliza, principalmente, imagens. De uma forma mais ampla, a linguagem não verbal engloba, por exemplo, gestos e expressões faciais.

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Exemplos de linguagem verbal e de linguagem não verbal

Exemplos de linguagem verbal

Apresentam linguagem verbal os textos escritos, como:

  • carta;

  • bula de remédio;

  • diálogo;

  • artigo científico;

  • artigo de opinião;

  • receita culinária; etc.

Observe o seguinte diálogo entre pai e filha, o qual apresenta linguagem verbal:

— Dircinha, está na hora de acordar.

— É segunda-feira, pai?

— A escola te espera.

— Quero dormir mais.

— Acorda, Dircinha!

Exemplos de língua não verbal

São exemplos de linguagem não verbal:

  • gesto;

  • expressão facial;

  • desenho;

  • pintura;

  • elementos de placas de sinalização;

  • imagens; etc.

Observe, por exemplo, esta placa de sinalização que indica sentido proibido:

Placa “sentido proibido”, um exemplo de linguagem não verbal, que se difere da linguagem verbal.
Fonte: Conatran.

Ela tem apenas linguagem não verbal, já que não apresenta letras ou palavras.

Linguagem mista

A linguagem mista está presente em textos que apresentam tanto linguagem verbal quanto não verbal, como:

  • história em quadrinhos;

  • charge;

  • tirinha;

  • anúncio publicitário;

  • manual de instrução;

  • cartaz; etc.

Observe esta campanha do Ministério da Saúde:

Campanha do Ministério da Saúde, um exemplo de linguagem mista (linguagem verbal e linguagem não verbal).

A linguagem verbal é composta pelo texto escrito: “Homem, quebre o silêncio! Converse sobre suas emoções e busque apoio de um profissional de saúde”. Também há linguagem verbal nos logotipos governamentais. Já a linguagem não verbal, também presente nos logotipos, é evidente nas imagens ou fotografias de homens que buscam falar de suas emoções.

No mais, vale mencionar que textos do gênero notícia e reportagem, apesar de neles prevalecer a linguagem verbal, utilizam também linguagem não verbal para complementar o texto escrito, como fotos.

Assim, na notícia Centro Nacional de Pesquisa descobre enzima para etanol de segunda geração, retirada do portal Agência Gov, há o uso de linguagem verbal:

Uma descoberta promissora foi anunciada por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Trata-se de uma nova enzima capaz de acessar a celulose de resíduos agrícolas como cana-de-açúcar, palha de milho e outras fontes de biomassa, impulsionando a produção de etanol de segunda geração.

[...]

Mas também há linguagem não verbal por meio desta imagem que encabeça a notícia:

Enzima descoberta pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, um exemplo de linguagem não verbal.

Exercícios resolvidos sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal

Questão 1

(Enem)

Charge em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006.

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

A) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.

B) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.

C) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.

D) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.

E) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

Resolução:

Alternativa E.

A expressão “quadro dramático” é polissêmica, já que apresenta mais de um sentido, ou seja, faz referência à pintura de Picasso, mas também ao trânsito no feriadão. Dessa forma, a charge alia linguagem verbal e não verbal.

Questão 2

(Enem)

Campanha sobre trânsito em um exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal atende à finalidade de

A) chamar a atenção para o respeito aos sinais de trânsito.

B) informar os motoristas sobre a segurança dos usuários de ciclovias.

C) alertar sobre os perigos presentes nas vias urbanas brasileiras.

D) divulgar a distância permitida entre carros e veículos menores.

E) propor mudanças de postura por parte de motoristas no trânsito.

Resolução:

Alternativa E.

No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal serve para “propor mudanças de postura por parte de motoristas no trânsito”. Isso é sugerido pelos textos verbais “Motorista legal é motorista consciente” e “Dê preferência e mantenha uma distância segura ao ultrapassar ciclistas” (orientação ilustrada pelo texto não verbal). Se essas sugestões são necessárias, é porque muitos motoristas ainda não adotam essa postura segura.

Crédito de imagem

[1] Ariadne Barroso / Shutterstock

Fontes

BRASIL. Cartaz saúde do homem. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem/publicacoes/cartaz-homem-quebre-seu-silencio.pdf.

BRASIL. Centro Nacional de Pesquisa descobre enzima para etanol de segunda geração. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202503/nova-enzima-revoluciona-producao-de-etanol-de-segunda-geracao-e-abre-caminho-para-combustivel-mais-sustentavel.

CARVALHEIRA, Diogo Agostinho Gonçalves Martins Morais. A linguagem não verbal no exercício do poder social. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2023.

GUIMARÃES, Elisa. Linguagem verbal e não verbal na malha discursiva. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 124-135, jul./ dez. 2013.

SILVA, Miguel Rettenmaier da; BIN, Margarete Maria Soares. Linguagem verbal e não verbal manifestando sentidos: análise da capa da revista Conexão Literatura 2017. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, 2019.  

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Linguagem verbal e não verbal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal.htm. Acesso em 28 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Enem)

Campanha de conscientização sobre o assédio em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018.

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

A) silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.

B) metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.

C) constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.

D) necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.

E) incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

Exercício 2

(Enem)

Campanha de adoção em um exercício sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.

Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que

A) a família que adota é mais feliz.

B) a adoção tardia é muito positiva.

C) as famílias preferem adotar bebês.

D) a adoção de adolescentes é mais simples.

E) os filhos adotivos são companheiros dos pais.

Exercício 3

(Enem)

Capa da revista “Superinteressante” em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Superinteressante, n. 290, abr. 2011 (adaptado).

No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter

A) fantasioso, pois se cria a expectativa de uma matéria jornalística, com a natureza protagonizando ações espetaculares no futuro.

B) instrucional, pois se cria a expectativa da apresentação de conselhos e orientações para a precaução contra os desastres naturais.

C) alarmista, pois se reforça a imagem da natureza como um agressor e um inimigo temido pela sua avassaladora força de destruição.

D) místico, pois se cria uma imagem do espaço brasileiro como ameaçado por uma natureza descontrolada, em meio a um cenário apocalíptico.

E) intimista, pois se reforça a imagem de uma publicação organizada em torno das impressões e crenças do leitor preocupado com os desastres naturais.

Exercício 4

(Enem)

Tirinha sobre relacionamento afetivo em exercício do Enem sobre linguagem verbal e sobre linguagem não verbal.

Disponível em: www.blognerdegeek.com. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de

A) criticar a superficialidade com que as relações amorosas são expostas nas redes sociais.

B) negar antigos conceitos ou experiências afetivas ligadas à vida amorosa dos adolescentes.

C) enfatizar a importância de incorporar novas experiências na vida amorosa dos adolescentes.

D) valorizar as manifestações nas redes sociais como medida do sucesso de uma relação amorosa.

E) associar a popularidade de uma mensagem nas redes sociais à profundidade de uma relação amorosa.