Existem histórias muito bizarras no mundo científico, uma delas é a que deu origem às medidas de densidade de sólidos irregulares.
Arquimedes, um matemático grego do século III a.C., recebeu uma difícil missão: descobrir uma forma de testar a veracidade do ouro usado para fazer a coroa de seu rei. Que responsabilidade hein!
Arquimedes sabia a densidade e o peso do ouro, ele precisava descobrir a densidade da coroa para compará-la à do ouro puro.
Imagino que o pobre homem passou dias fatigado, até que em um de seus momentos de descanso, na hora do banho, se deparou com o que poderia ser a solução para o mistério. Ao colocar o pé na banheira cheia, observou que o volume de água que derramava, correspondia ao volume de seu corpo que estava submerso. Neste instante, fez algo inesperado: saiu correndo nu pelas ruas, gritando: Eureka, Eureka! Esta loucura foi resultado da entusiasta descoberta de Arquimedes: o método para determinar o volume de um sólido irregular.
Sabendo o volume ficaria fácil, bastava usar a fórmula: d = m
V
Foi assim que Arquimedes agradou a realeza e se consagrou no mundo científico.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
O laboratório e a análise química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SOUZA, Líria Alves de. "Princípio de Arquimedes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/principio-arquimedes.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.