Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tom Jobim: morte do gênio da MPB e um dos precursores da Bossa Nova completa 30 anos

Tom Jobim é lembrado pela gradiosidade de suas obras, como, por exemplo, a canção "garota de Ipanema"

Em 08/12/2024 12h00 , atualizado em 08/12/2024 12h00
30 anos da morte de Tom Jobim
Tom Jobim ajudou a propagar a música brasileira pelo mundo
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Completam-se hoje, 8 de dezembro, 30 anos da morte de Tom Jobim. O cantor, compositor e maestro foi um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB) e um dos precursores da Bossa Nova.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim morreu em decorrência de uma parada cardíaca, em 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, no Hospital Monte Sinai, que ficava perto do seu apartamento em Nova Iorque.

O velório de Jobim foi realizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Na época, a morte do músico, visto um dos gênios da MPB, causou grande comoção não só no Brasil, como no mundo.

Mesmo 30 anos após a sua morte, Tom Jobim é lembrado pela gradiosidade de suas obras. A sua canção "Garota de Ipanema", composta com o parceiro Vinícius de Moraes, é considerada a música mais famosa da história. 

Leia também:

Vida e obra de Vinicius de Moraes, conhecido como "Poetinha"

Quem foi Tom Jobim?

Tom Jobim nasceu no dia 25 de janeiro de 1927, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Jobim cresceu em meio a artistas e à cena boêmia carioca. Desde novo, interessou-se pela música, por influência dos seus tios que tocavam instrumentos.

O músico chegou a estudar um tempo o curso de Arquitetura e Urbanismo, mas o abandonou para se dedicar à música, sua grande paixão.

Em 1949, aos 22 anos, casou-se com Thereza de Otero Hermanny, com quem teve dois filhos, Paulo e Elizabeth. Eles separaram-se em 1978. Ana Beatriz Lontra foi a segunda esposa de Tom Jobim e quem o acompanhou até o final de sua vida. Casou-se com ela em 1986. Juntos, tiveram os filhos João Francisco e Maria Luiza.

O músico mantinha uma casa no bairro carioca Jardim Botânico e um sítio em Poço Fundo (RJ). Além disso, desde os anos 1960 Jobim passou grande parte da sua vida em Nova Iorque (EUA), cidade que adorava. O seu apartamento estava localizado próximo ao Central Park.

Segundo entrevistas, o compositor disse que gostava da cidade norte-americana porque, ao estar nela, não precisava provar nada. Ele afirmou ainda gostar dos arranha-céus do local.

Carreira músical de Tom Jobim

Estátua de Tom Jobim no bairro de Ipanema (RJ) [2]
Estátua de Tom Jobim no bairro de Ipanema (RJ)

Compositor, músico, pianista e dono de uma voz suave e harmoniosa, Tom Jobim é apelidado por muitos como maestro e gênio da Música Popular Brasileira (MPB). Na sua carreira musical, teve influência de Chopin, de Debussy e, especialmente, de Heitor Villa-Lobos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante sua vida artística, Jobim compôs sobre três temas com mais frequência: o amor, a natureza, em especial a fauna e flora brasileiras, e o Rio de Janeiro. Nas suas obras, também gostava de falar sobre o Brasil e seus costumes.

Principais músicas de Tom Jobim

  • “Chega de saudade” (1958)

  • “Corcovado” (1960)

  • “Samba do avião” (1962)

  • “Só danço samba” (1962)

  • “Wave” (1967)

  • “Águas de março” (1973)

  • “Lígia” (1973)

  • “Samba de uma nota só” (1974)

Tom Jobim e Vinícius de Moraes

A parceria mais famosa de Tom Jobim foi com o poeta Vinícius de Moraes. Segundo o próprio compositor, foi uma parceria frutífera e muito gratificante, uma das mais importantes da MPB.

Em meados da década de 50, Moraes estava procurando alguém para fazer a música da peça “Orfeu da Conceição”. Jobim foi o escolhido. Começou, assim, a longa parceria de ambos, que também foi levada à vida pessoal. Juntos, compuseram mais de 50 músicas.

Confira algumas músicas da parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes:

  • “Aquarela”

  • “Chega de saudade”

  • “Derradeira primavera”

  • “Eu não existo sem você”

  • “Eu sei que vou te amar”

  • “Falando de amor”

  • “Insensatez”

  • “Garota de Ipanema”

  • “Por toda minha vida”

  • “Se todos fossem iguais a você”

Tom Jobim e a música Garota de Ipanema

Embora Jobim e Moraes tenham feito várias parcerias musicais, “Garota de Ipanema” é a mais conhecida de todas. Pesquisas indicam que essa canção, mundialmente conhecida, faz tanto sucesso até hoje, porque fala sobre coisas simples da vida e as pessoas têm empatia por isso. 

Em entrevista a uma rádio no final da década de 70, Tom Jobim contou que o episódio narrado na música “Garota de Ipanema”, a mais famosa de sua carreira, realmente aconteceu.

Jobim lembrou que, no início dos anos 1960, em Ipanema, realmente havia uma garota excepcionalmente bonita. Enquanto ele e seus amigos tomavam um chopp no bar Veloso, a moça passava por lá a caminho do mar e todo mundo parava para vê-la, porque a moça “era cheia de graça”.

O compositor criou uns esboços da letra da música e os mostrou ao seu amigo Vinícius de Moraes, que também deu algumas pitadas. Assim, em 1962, nasceu a canção “Garota de Ipanema”. Em 1965, Jobim disse que a garota que serviu como inspiração para a música era real e, na época, tinha 18 anos. Ela chama-se Helô Pinheiro e até hoje tem status de celebridade.

Por Silvia Tancredi
Jornalista