Filme sobre Ney Matogrosso estreia hoje (17). Veja 7 curiosidades sobre cantor brasileiro

Cinebiografia que relata vida e obra do artista de 83 anos tem sido elogiada. Produção está na Netflix.

Em 17/06/2025 14h10 , atualizado em 17/06/2025 15h12
Ney Matogrosso
Cinebiografias, como a do cantor Ney Matogrosso, podem ajudar nos estudos
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O filme "Homem com H", sobre a vida do cantor brasileiro Ney Matogrosso, estreou hoje, 17 de junho, na Netflix. A produção retrata a vida e a obra do artista, que foi vocalista da banda "Secos e Molhados".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ator Jesuíta Barbosa dá vida a Ney por meio de uma atuação muito elogiada por críticos e pelo próprio cantor. O longa-metragem conta ainda com a participação de Bruno Montaleone, que interpretou o médico Marco de Maria, que foi parceiro do artista por 13 anos, e de Jullio Reis, que fez o papel do cantor Cazuza.

Baseada na biografia de Julio Maria, o filme "Homem com H" ficou uma temporada nos cinemas e atingiu vários telespectadores em todo o Brasil.

Leia também:

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem

7 curiosidades sobre Ney Matogrosso

Considerado um dos maiores cantores do Brasil, Ney Matogrosso, hoje com 83 anos, tem uma carreira marcada por vários episódios relevantes com temas que, inclusive, podem ajudar nos estudos para vestibulares, Enem 2025, concursos públicos e outros.

Veja abaixo 7 curiosidades sobre o cantor, de acordo com esta biografia "Ney Matogrosso":

1) Saída de casa aos 17 anos

Ney Matogrosso jovem

Conforme a biografia do cantor, Ney Matogrosso saiu de sua casa aos 17 anos. O relacionamento do cantor com seu pai era complicada, uma vez que este era uma pessoa homofóbica, e as suspeitas sobre a orientação sexual de seu filho acirraram os conflitos

Entenda o que é homofobia

2) Chegou a se alistar

Aos 18 anos de idade, de acordo com estudos, Ney Matogrosso se alistou na Aeronáutica em Campo Grande, sendo aceito e então enviado para o Rio de Janeiro. Permaneceu na instituição por dois anos, abandonando-a e se mudando para Brasília. Lá trabalhava fazendo lâminas de exames no Hospital de Base de Brasília.

3) Aparência andrógina

A estética transgressora de Ney Matogrosso chocava e lhe causava problemas com a Ditadura Militar. Ele foi ameaçado pelos militares algumas vezes, mas isso não o reprimiu, e ele se caracterizou por sua estética andrógina.

Confira também:

Fim da Ditadura Militar no Brasil completa 40 anos: veja filmes e músicas para estudar período da história

Filme "Ainda estou aqui": entenda temas da História do Brasil, como Ditadura Militar, retratados na produção

4) Voz aguda ajudou nos Secos & Molhados

Disco homônimo da banda Secos e Molhados

A voz aguda de Ney Matogrosso ajudou na sua entrada na banda Secos & Molhados em 1971.

Ney foi indicado pela cantora Luhli para o músico João Ricardo, uma vez que este procurava um vocalista masculino com voz aguda para sua nova banda, Secos & Molhados

A banda lançou seu primeiro disco homônico em 1973, fazendo muito sucesso e vendendo 700 mil cópias. Matogrosso ficou no grupo até 1974 quando partiu para carreira solo.

5) Música que dá título ao filme

Álbum Ney Matogrosso de 1981 é um dos mais conhecidos da carreira de Ney

Em 1981, o cantor gravou um dos maiores discos da sua carreira: O álbum Ney Matogrosso, de 1981, conta com a canção “Homem com H”, um dos maiores sucessos de Ney Matogrosso, e também teve boas vendas.

6) Canção em homenagem a Cazuza

Ney rodeado de amigos, como Cazuza e Caetano Veloso 

Em 1999, Matogrosso gravou a canção "Poema" em homenagem ao cantor Cazuza. Conforme esta biografia, a canção surgiu de um poema escrito por Cazuza para sua avó em 1975. O poema foi guardado pela avó de Cazuza até a sua morte, e depois de seu falecimento foi descoberto por Lucinha, mãe de Cazuza. Ela, em posse do poema, pediu para que o músico Frejat o transformasse em uma canção. 

7) Álbum Cartola 

No século XXI, Ney Matogrosso já estava consolidado como um dos grandes artistas do Brasil pelo seu talento como cantor, por suas interpretações únicas e pela estética que ele adotou ao longo de sua carreira. Um dos seus álbuns de maior sucesso nesse século foi Ney Matogrosso interpreta Cartola, lançado em 2002.

Crédito das imagens:

[1], [3] e [7]: Wikimedia Commons

[2], [4] e [6]: Arquivo pessoal/ Instagram Ney Matogrosso

Por Silvia Tancredi
Jornalista