Estreia série "Cem anos de solidão". Veja detalhes sobre livro de Gabriel García Marquez que inspirou produção
Estreia série "Cem anos de solidão". Veja detalhes sobre livro de Gabriel García Marquez que inspirou produção
Produção é inspirada no livro homônimo do colombiano Gabriel García Marquez, ganhador do Prêmio Nobel de 1982
Em 11/12/2024 14h37
, atualizado em 11/12/2024 15h10
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A série "Cem anos de solidão" estreou hoje, 11 de dezembro, na Netflix. A produção é inspirada no livro homônimo do colombiano Gabriel García Marquez.
Um dos principais autores do chamado realismo mágico na literatura latino-americana, Gabriel García Marquez é considerado um dos mais importantes escritores da língua espanhola e do do século XX. O colombiano, que morreu em 2014, recebeu o Prêmio Nobel da Literatura em 1982 pelo conjunto da sua obra.
Conforme a Netflix, a série retrata a pacata cidade de Macondo, sete gerações da família Buendía vivem o amor, o esquecimento e a impossibilidade de fugir do passado e do próprio destino.
Segundo este artigo, Cem anos de solidão é um romance colombiano pós-modernista. Publicado, pela primeira vez, em 1967, ele conta a história da família Buendía a partir do casamento entre os primos Úrsula Iguarán e José Arcadio Buendía. É uma história marcada por conflitos políticos e paixões.
A obra de Gabriel García Márquez apresenta características da literatura fantástica. Assim, o romance Cem anos de solidão é marcado pelo realismo fantástico, mágico ou maravilhoso, o qual permite a existência de acontecimentos e personagens insólitos. E o centro dessa narrativa é a cidade fictícia de Macondo.
O artigo detalha também que o contexto histórico do livro "Cem anos de solidão" é impreciso, já que o narrador não especifica a data dos acontecimentos relatados. É possível observar elementos do final do século XIX, como a chegada do trem a Macondo, e início do século XX, como o advento do cinema. Já o contexto de produção da obra remete ao início da segunda metade do século XX.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resumo sobre "Cem anos de solidão"
Cem anos de solidão é um romance colombiano que foi publicado, pela primeira vez, em 1967.
O livro narra a saga da família Buendía a partir do casamento entre José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán.
A obra conta com um narrador onisciente e se passa na fictícia cidade de Macondo.
Videoaula sobre "Cem anos de solidão"
"Cem anos de solidão" em vestibulares
O livro "Cem anos de solidão", por ser considerado uma das principais obras em língua espanhola, é importante para os estudos para vestibulares e Enem.
A obra foi cobrada, por exemplo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no vestibular 2024.
Quem foi Gabriel García Marquez?
De acordo com esta biografia de Gabriel García Marquez, ele foi um dos principais autores do chamado realismo mágico na literatura latino-americana, é escritor, jornalista, editor, ativista e político.
Nascido na Colômbia, é considerado um dos autores mais importantes do século XX, reconhecimento materializado no recebimento, em 1972, do Prêmio Internacional Neustadt de Literatura e, em 1982, do Prêmio Nobel da Literatura.
Autor de uma vasta obra, publicou desde contos, romances e textos não ficcionais. Suas mais aclamadas obras são os romances Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera.