Especialista dá 5 dicas para aumentar hábito da leitura
Especialista dá 5 dicas para aumentar hábito da leitura
Ter um lugar confortável para ler e associar livros com adaptações de filmes são sugestões
Em 13/02/2025 18h40
, atualizado em 13/02/2025 18h55
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE
Ler livros de romance, didáticos, biográficos, de drama e de suspense. O gênero literário é interessante, mas o mais importante é ler livros. Para estimular o hábito da leitura, podem ser adotadas estratégias, como, por exemplo, criar um espaço confortável para desenvolver essa atividade.
E, em época de estudo, na escola ou para vestibulares e Enem ou até concursos públicos, ler se torna uma prática diária. Vale ressaltar também aquela máxima: "quem lê bastante, escreve bem", o que acaba ajudando a produzir textos e redações com mais qualidade.
Para ler mais livros, o professor de Filosofia e Sociologia e autor da Rede Pitágoras, Luiz Cláudio de Araujo Pinho, recomenda que é importante começar com um tempo pequeno de leitura.
"Leia meia hora por dia, em momentos e espaços tranquilos, sem tecnologia por perto, no máximo uma música para criar um clima; selecionar livros de contos, com histórias leves ou curtas, pode ajudar a ganhar ritmo para estabelecer a rotina de leitura”
Luiz Cláudio de Araujo
Outra recomendação do profissional para ler mais são fazer experiências de leitura com linguagens e jeitos diferentes. Mais ideias são dar atenção a literaturas regionais e criar clubes de leitura.
Leitura na sala de aula
De acordo com Luiz Cláudio, as crianças são o ponto de partida para amplar o hábito de leitura, principalmente no ambiente escolar.
"Na sala de aula, o professor pode estimular a leitura por meio de conversas para mapear quais são os temas que estão atraindo os alunos. Assim, será possível selecionar um bom livro de acordo com o tema de interesse", recomenda.
Outra recomendação do profissional é fazer uma leitura junto com os colegas e reconhecer algumas palavras, ainda não inseridas no vocabulário do aluno. Ele ressalta que a ideia é estar junto ao professor para detectar dificuldades de compreensão, mas não substituir o tempo individual de leitura.
Para ampliar ainda mais a leitura em sala de aula, o professor opina que, se o livro que está sendo lido pela turma for dividido em capítulos, o professor pode fazer algumas atividades quando encerrar cada parte do livro.
"Isso ajuda a guardar cada etapa da leitura e contribui para o aluno perceber histórias que têm atos ou divisões pensadas pelo autor para organizar o enredo", acredita.
5 dicas para ler mais livros
Luiz Cláudio é professor de Filosofia e Sociologia e autor da Rede Pitágoras [2]
Luiz Cláudio separou cinco dicas para ampliar o hábito da leitura em qualquer idade. Anote!
Organize um espaço confortável para realizar as leituras;
Converse com amigos ou colegas sobre livros citados em redes sociais, sites, jornais e revistas;
Monte clube de leituras com data para debater os livros e com encontros;
Vá a bibliotecas, feiras de livros, encontros com autores ou exibições de filmes sobre livros;
Associe livros com adaptações de filmes ou séries.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Doação de livros
Outra maneira de ajudar a ampliar o hábito de leitura é fazer doação de livros. Depois de ler alguma obra de que gostou bastante, pode compartilhar com os demais para que eles também desfrutem as histórias.
Amanhã, 14 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, uma iniciativa importante e convidativa para promover o conhecimento pelo hábito da leitura em pessoas de todas as idades.
Paula Furtado, psicopedagoga e escritora infantil, comenta que fazer doação de livros incentiva conversas e promova o poder transformador da leitura. Além disso, para a profissional, a troca de livros e a leitura em um momento prazeroso, afinal o afeto fortalece laços e constrói memórias afetivas que perduram por toda a vida.
“Doar um livro é muito mais do que entregar um objeto; é abrir portas para mundos desconhecidos, despertar sonhos e cultivar o amor pela leitura. Um livro doado tem o poder de inspirar, ensinar e criar novos caminhos para quem o recebe”
Paula Furtado
A profissional acredita ainda que o ato de doar uma oportunidade de cura. Na opinião dela, as narrativas tocam camadas profundas da nossa psique, e nos ajudam a ressignificar dores e a enxergar nossas jornadas sob novas perspectivas.
Por fim, a psicopedagoga lembra que ler amplia o vocabulário, estimula o pensamento crítico e desenvolve a criatividade para o domínio da linguagem oral e escrita.