Atividades de relaxamento para gestantes

O mundo moderno é marcado pela vida tumultuada, com diversos afazeres paralelos: trabalhar, cuidar da casa, dar atenção às pessoas que gostamos, ir ao supermercado, ao banco e a vários outros lugares. Esse estilo de vida já é agitado demais para uma pessoa só. Se, além de tudo isso, a mulher ainda estiver grávida, responsável pela formação de uma outra vida, contornar a agitação diária se faz ainda mais importante. Quando se associa a esse quadro a ansiedade e a fragilidade que a mulher geralmente apresenta durante a gravidez, então não é difícil concluir que atividades de relaxamento propiciam bem-estar tanto à mãe quanto ao bebê.

É sempre interessante lembrar que as técnicas para relaxar são importantes tanto para que a mãe e a criança tenham uma gestação mais calma e equilibrada, quanto para que a mãe consiga manter a calma durante o parto. Além disso, outros benefícios também ocorrem com a prática do relaxamento: contra dores lombares provocadas pela gravidez e manutenção da integridade da coluna vertebral.

A primeira coisa que se deve saber sobre exercícios de relaxamento é que existem muitos deles, mas todos têm uma mesma coisa em comum: o controle respiratório. É por meio do controle da respiração que a ansiedade é reduzida e que, consequentemente, a musculatura é relaxada. A continuidade lógica é a de que se o corpo está relaxado, a mente também tende a se acalmar. O inverso também é verdadeiro: quando a mente está tranquila, o corpo também reflete essa tranquilidade.

São três as principais técnicas de relaxamento para gravidez: a eutonia, a técnica de Schultz e a técnica de Jacobson. Seguem breves descrições dessas práticas:

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Dicas Saudáveis - Saúde - Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/saude/exercicios-durante-gestacao.htm