Butano

O butano é um combustível não renovável derivado do petróleo, ele é muito utilizado com o gás de cozinha.

Qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produza calor, gás ou chama é considerado um combustível. Na natureza é possível encontrar diferentes fontes energéticas, que podem ser renováveis ou não renováveis. O butano, por exemplo, é um combustível não renovável, pois ele é um derivado do petróleo.

Muito utilizado como gás de cozinha, esse combustível, obtido através do aquecimento lento do petróleo, é um hidrocarboneto gasoso, cuja fórmula química é C4H10. O butano é um gás incolor, altamente inflamável, tóxico e inodoro, ou seja, não possui cheiro.

Por não possuir odor, é introduzida uma substância com cheiro detectável nos recipientes com butano (botijões ou encanamentos), caso contrário não seria possível detectar um vazamento, dificultando, assim, o controle de possíveis acidentes.

Além do gás de cozinha, o butano é muito comum nos isqueiros, como matéria-prima na produção de borracha sintética, aquecimento de saunas e piscinas, além de já ter sido combustível para dirigíveis. Por ser altamente inflamável, apresentando grande risco de explosão, o butano deve ser armazenado em locais seguros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/butano.htm