Internet Explorer

O Internet Explorer, também conhecido como IE ou MSIE, é um navegador de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. É de longe o navegador mais usado atualmente (2005) uma vez que é distribuído em cada versão do sistema operacional Windows, porém desde 2004 vem perdendo espaço para outros navegadores. Em abril de 2005, a porcentagem de usuários do IE é de 85%.

O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto grátis e separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. No entanto, a última grande atualização do navegador só foi oferecida aos usuários do Windows XP junto do Service Pack 2. Inicialmente a Microsoft planejou lançar o Internet Explorer 7 com a próxima versão do Windows (Windows Vista), mas a companhia voltou atrás e anunciou que lançaria uma versão beta para usuários do Windows XP SP2 na metade de 2005.

Recursos

Internet Explorer 6 é o navegador da Internet que oferece maior privacidade, confiabilidade e flexibilidade.

Ferramentas para proteger sua privacidade

Ferramentas para privacidade na Web

Fornece ferramentas para proteção da privacidade e permite o controle das suas informações pessoais coletadas por sites da Web. Essas ferramentas dão suporte ao Platform for Privacy Preferences (P3P), um padrão em desenvolvimento pelo World Wide Web Consortium (W3C).

Total confiabilidade

Coleta de falhas

Permite que usuários extraiam informações sobre um problema ocorrido no Internet Explorer e carreguem os dados para a análise da Microsoft. Essas informações podem ajudar a identificar possíveis problemas a serem abordados pela Microsoft em futuros Service Packs do Internet Explorer.

Flexibilidade para aproveitar a Web da melhor forma possível

Barra de ferramentas de imagem

Permite salvar, enviar por email e imprimir figuras que você encontrar nas páginas da Web, de forma fácil e rápida, e também permite exibir todas as figuras da pasta Minhas figuras. Ao apontar para as figuras nas páginas da Web, a barra de ferramentas Minhas figuras aparece, permitindo acesso imediato às suas funções.

Barra de mídia

Fornece uma interface do usuário para localização e execução de mídia na janela do navegador. Você pode executar arquivos de música, vídeo ou mídia mista sem abrir uma janela separada. Também é possível controlar o volume do áudio, escolher os arquivos de mídia ou as faixas a serem executadas e acessar mídias diferentes no computador ou no site WindowsMedia.com da Microsoft.

Redimensionamento automático de imagens

Se as figuras forem muito grandes para serem exibidas na janela do navegador, o novo recurso de redimensionamento automático de figuras redimensionará as figuras de forma que elas se ajustem às dimensões da janela do navegador.

Design novo e inteligente

Aparência do navegador atualizada com o Microsoft®Windows® XP

Novos botões estilizados na barra de ferramentas do navegador e áreas mais coloridas do plano de fundo do menu e da barra de ferramentas. Integra-se diretamente à aparência do Windows XP em todos os aspectos visuais da janela do navegador, incluindo caixas de diálogo, menus, barras de rolagem, caixas de listagem e barras de ferramentas.

Outlook® Express 6.0 

O Microsoft Outlook Express 6 é uma versão atualizada do componente de email do Internet Explorer 6. Essa versão inclui novos recursos de segurança que podem ajudá-lo a proteger o computador contra emails que causam danos e a bloquear anexos potencialmente prejudiciais.

Desenvolvimento rápido e fácil de aplicativos sofisticados com base na Web

Plataforma DHTML do Internet Explorer

Fornece recursos DHTML para criar uma poderosa interface do usuário para aplicativos com base na Web. Inclui recursos para desenvolvedor do Internet Explorer 5.5, incluindo aprimoramentos significativos no suporte aos principais padrões da Web.

Suporte completo para nível 1 de CSS

Fornece suporte completo para o nível 1 das folhas de estilo em cascata (CSS1), incluindo bordas, preenchimento e margens, agora com suporte para os elementos in-line. Também adiciona efeitos de borda pontilhada e tracejada aos documentos HTML, permite configurar artigos usando o mesmo estilo de jornais e revistas, e exibe texto verticalmente nas páginas da Web.

Suporte completo para nível 1 de DOM

Fornece suporte avançado para aplicativos com base em padrões e para o desenvolvimento de conteúdo informativo para os usuários. Totalmente compatível com o nível 1 do modelo de objeto de documento (DOM) do W3C, uma interface que permite que os programas e scripts acessem e atualizem, de forma dinâmica, o conteúdo, a estrutura e o estilo do documento, sem restrições de plataforma ou idioma.

Suporte avançado a multimídia de rascunho de trabalho do SMIL 2.0

Fornece suporte contínuo ao rascunho de trabalho da linguagem de integração de multimídia sincronizada (SMIL) 2.0 em andamento no World-Wide Web Consortium (W3C), principalmente na área de transições, permitindo a aplicação de filtros e efeitos, como esmaecimento de uma imagem, transição entre elementos de texto ou de mídia usando sobreposições e aplicando um plano de fundo com graduação de cor a um elemento, tudo em momentos determinados, sem a necessidade de script.

IFrames de conteúdo restrito

IFrames exibem o conteúdo HTML para fornecer aplicativos de email com base na Web ou para criar aplicativos para navegador. Os desenvolvedores podem dificultar o início inesperado de ataques de emails ou ataques com base em conteúdo por autores mal-intencionados.

Eventos na roda do mouse

Apresenta um novo conjunto de eventos relacionados ao uso da roda do mouse. Esses eventos permitem que o conteúdo ou o aplicativo reaja melhor à entrada do usuário.

XML

Inclui suporte ao Microsoft XML (MSXML) 3.0, fornecendo melhor desempenho e suporte atualizado aos padrões XML.

Integração .NET

Como parte do comportamento do WebService facilita a integração dos códigos do servidor e do cliente e permite que os aplicativos chamem funções no servidor de maneira assíncrona. É possível usar esse comportamento para evitar navegações em páginas e para recuperar dados do servidor usando XML e SOAP.

Elipses automáticas para estouro de texto

Fornece suporte a elipses quando o conteúdo do texto estoura os limites do seu recipiente. A Microsoft está trabalhando com o CSS Working Group no W3C para incorporar essa funcionalidade em aperfeiçoamentos futuros da especificação CSS.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/informatica/internet-explorer.htm