A teoria do caos é uma teoria do campo da matemática e das ciências que afirma que mudanças mínimas nas condições iniciais de um sistema dinâmico são capazes de ocasionar comportamentos imprevisíveis e complexos. Está diretamente ligada ao efeito borboleta.
Leia também: Qual é o princípio da incerteza?
A teoria do caos é uma teoria científica que investiga a sensibilidade dos sistemas dinâmicos (sistemas físicos capazes de mudar ao longo do tempo, como as variações meterológicas) a pequenas alterações nas suas condições iniciais, levando-os a adquirir comportamentos imprevisíveis e complexos, frequentemente descritos como caóticos, ainda que esses sistemas sejam determinísticos (regidos por leis matemáticas).
O efeito borboleta é o conceito fundamental da teoria do caos, inicialmente aplicado às previsões metereológicas. Ele afirma que a menor alteração nas condições iniciais de um sistema dinâmico podem provocar efeitos aleatórios e substanciais em longo prazo.
Esse efeito foi assim chamado a fim de ilustrar a ideia de que o bater das asas de uma borboleta em um local do mundo poderia, na teoria, ocasionar um tornado em um local distante. Na realidade dificilmente isso ocorreria, mas o movimento de corpos maiores, como nuvens e aeronaves, poderiam ter essa influência no clima.
Diversas produções cinematográficas empregam a teoria do caos para abordar as consequências no futuro ocasionadas pela mudança de pequenas ações no passado. Abaixo selecionamos alguns filmes que retratam a teoria do caos:
A teoria do caos é aplicada no estudo dos sistemas dinâmicos na Física, no estudo e nas equações de evolução de populações na Biologia, na compreensão da complexidade e imprevisibilidade do mercado da bolsa de valores na Economia, na análise, planejamento, monitoramento e controle dos riscos de projetos arquitetônicos e de engenharia, e muitas outras aplicações.
Veja também: O que é a teoria das cordas?
A origem da teoria do caos remonta aos séculos XIX e XX. O matemático, físico e filósofo Henri Poincaré (1854 – 1912), ao estudar a respeito do equilíbrio na interação entre três corpos gravitacionais do Sistema Solar, observou que, diferentemente do que acontece em um sistema com dois corpos gravitacionais, com órbitas previsíveis e periódicas, nesse sistema as órbitas eram irregulares, não harmônicas e extremamente complexas. Pensando nisso, Poincaré concluiu que o comportamento desse sistema não era de ordem natural, mas caótico, imprevisível e sensível às condições iniciais. Na época, esses resultados obtidos por Poincaré foram considerados uma “aberração matemática”.
Já na década de 60, o meteorologista, matemático e filósofo Edward Lorenz (1917 – 2008), considerado o pai da teoria do caos, observou que quando ele arredondava os valores de seus cálculos, suas previsões apresentavam variações significativas, o que contribuiu para a sua conclusão de que alterações mínimas em sistemas dinâmicos podem ter enormes consequências. No ano de 1972, Lorenz publicou o livro Previsibilidade: o bater de asa de uma borboleta no Brasil pode originar um tornado no Texas? (do inglês Predictability: does the flap of a butterfly's wings in Brazil set off a tornado in Texas?), apresentando e discutindo a teoria do caos.
A teoria da complexidade é uma teoria frequentemente estudada nas Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e até na Matemática, que abrange teorias e conceitos da teoria do caos, a teoria dos fractais, a teoria das catástrofes e a teoria dos conjuntos fuzzy. De acordo com Frederic Munné (1995), a teoria da complexidade diz que a realidade é “não linear, caótica, fractal, catastrófica e fuzzy (difusa)”, indicando que todos fazemos parte de uma rede entrelaçada e em constante mudança.
Fontes
FERRARI, P. C. Temas contemporâneos na formação docente a distância – uma introdução à teoria do caos. Florianópolis: Tese de Doutorado (UFSC), 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91442/256624.pdf?sequence=1.
KOLITZ, D. O efeito borboleta existe mesmo? Giz_br, 2020. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/efeito-borboleta-real/.
MUNNÉ, F. Las teorías de la complexidad y sus implicaciones en las ciencias del comportamiento. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology.vol. 29, n. 1, p. 1-12, 1995
SOUSA, D.; KLAFKE, J.; BASSINI, A. Teoria do Caos. Parque CienTec, 2020. Disponível em: https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/matematica/teoria-do-caos.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/teoria-caos.htm