Laura Cardoso é uma atriz brasileira que iniciou sua carreira na década de 1940 e a deslanchou a partir da década de 1950, pela extinta TV Tupi. Ela nasceu em uma família de imigrantes portugueses na cidade de São Paulo e precisou superar os preconceitos que havia na época com mulheres que seguiam a carreira de atriz.
Ao longo de décadas de carreira, Cardoso participou de dezenas de novelas na TV Tupi, Rede Record, Rede Bandeirantes e Rede Globo, além de ser uma atriz consagrada no cinema e no teatro brasileiros.
Leia também: Fernanda Montenegro — uma das maiores atrizes da televisão brasileira
Laura Cardoso é uma famosa atriz brasileira.
Ela nasceu na cidade de São Paulo, sendo filha de imigrantes portugueses.
Seu nome de nascimento é Laurinda, mas ele não foi considerado adequado para o meio artístico, fazendo com que ela adotasse uma alcunha.
Ela enfrentou enorme preconceito para seguir sua carreira como atriz.
Iniciou sua trajetória na década de 1940 e viu sua carreira deslanchar na década de 1950, na TV Tupi.
Participou de inúmeras novelas na TV Tupi, Record, Bandeirantes e Globo.
Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni nasceu na cidade de São Paulo, no dia 13 de setembro de 1927. Ela era filha de imigrantes portugueses, e nasceu e cresceu no bairro da Bela Vista, na capital paulista. Seus pais se chamavam Adriano Cardoso e Carolina Cardoso.
Laura Cardoso demonstrou, desde a sua infância, o seu desejo de ser atriz. Ela costumava brincar de teatro com seus amigos, e precisou enfrentar a resistência dos seus pais quando manifestou que desejava seguir a carreira artística. A resistência da família se deu porque havia uma forte discriminação contra mulheres que seguiam essa carreira.
Laura Cardoso casou-se uma vez em sua vida. Ela conheceu seu marido, Fernando Balleroni, enquanto trabalhava na TV Tupi. Balleroni também atuava no meio artístico sendo ator, roteirista, diretor e produtor. Cardoso e Belleroni casaram-se em 1949, permanecendo juntos até 1980, quando ele faleceu.
Ao longo de sua vida, Laura Cardoso teve três filhos: Fátima, José e Fernanda. Infelizmente, deles, ela perdeu José, que faleceu poucos dias depois do seu nascimento.
Na década de 1940, Laura Cardoso decidiu que seguiria o ramo das artes cênicas e que se tornaria uma atriz. Ela enfrentou muito preconceito por sua escolha, mas, em 1942, ela deu início a sua carreira participando de radionovelas pela Rádio Cosmos. No início de sua profissão, passou a usar um nome artístico porque Laurinda era considerado um nome difícil.
Em 1946, ela fez um teste na Rádio Tupi e contou com o apoio de seu pai para dar continuidade a sua carreira artística. Na década de 1950, ela foi contratada pela TV Tupi. Nesta, ela participou, em 1952, de um programa chamado Tribunal do coração. Também participou de outros programas importantes, como Um lugar ao sol, de 1959.
O sucesso de sua carreira fez com que ela migrasse do rádio para a televisão, e depois também alcançaria o seu espaço no cinema e no teatro, considerado uma das paixões da vida da atriz. Depois da TV Tupi, Cardoso também trabalhou para a Record e para a Bandeirantes, produzindo inúmeras novelas em ambas emissoras.
No começo da década de 1980, Laura Cardoso foi para a Rede Globo e lá atuou em diversas novelas como, Pão pão, beijo beijo; Livre para voar; Mulheres de areia; A viagem; Salsa e merengue, entre outras. Já no século XXI, Laura Cardoso seguiu sua carreira de sucesso na Globo participando de outras novelas, como Chocolate com pimenta; Como uma onda; Caminho das Índias etc.
Laura Cardoso tem uma carreira de décadas de duração e esteve presente em diversas obras da televisão, tanto em novelas como em séries, além de ter atuado no cinema e no teatro.
Alguns dos filmes em que Laura Cardoso atuou foram:
Rei Pelé
Tiradentes, o mártir da Independência
Quincas Borba
Copacabana
O outro lado da rua
Fica comigo esta noite
Primo Basílio
Muita calma nessa hora
Muita calma nessa hora 2
O crime da cabra
De perto ela não é normal
Algumas das séries em que Laura Cardoso atuou foram:
Os normais
Sob nova direção
A diarista
A grande família
Algumas das novelas em que Laura Cardoso atuou foram:
Tribunal do coração
Ciúme
Caminhos incertos
Os miseráveis
Um lugar ao sol
Há sempre o amanhã
Histórias nossas
Prelúdio, a vida de Chopin
A noite eterna
Sublime aventura
Moulin Rouge – A vida de Toulouse-Lautrec
Gutierritos, o drama dos humildes
Quando o amor é mais forte
Fatalidade
Olhos que amei
A herança do ódio
Abnegação
Os rebeldes
A última testemunha
Algemas de ouro
As pupilas do senhor reitor
Os deuses estão mortos
Sol amarelo
Os fidalgos da Casa Mourisca
O leopardo
Quero viver
Vidas marcadas
Os inocentes
Ídolo de pano
Ovelha negra
Os apóstolos de Judas
Um sol maior
João Brasileiro, o bom baiano
Gaivotas
Brilhante
Ninho da serpente
Renúncia
Pão pão, beijo beijo
Livre para voar
Expresso Brasil
Fera radical
Rainha da sucata
Felicidade
Mulheres de Areia
A viagem
Irmãos Coragem
Explode coração
Salsa e merengue
Meu bem-querer
Vila Madalena
Vidas cruzadas
A padroeira
Esperança
Agora é que são elas
Chocolate com pimenta
Como uma onda
Hoje é dia de Maria
Belíssima
O profeta
Duas caras
Desejo proibido
Ciranda de pedra
Caminho das Índias
Araguaia
Gabriela
Flor do Caribe
Boogie oogie
Império
Sol nascente
O outro lado do paraíso
A dona do pedaço
Nas peças de teatro, Laura Cardoso atuou em obras como:
Helena de Troia
Bodas de casamento
A megera domada
As criadas
Volpone
Os órfãos de Jânio
Divinas palavras
A Bela e a Fera
Veneza
A última sessão
Vem buscar-me que ainda sou teu
Acesse também: Fernanda Torres — outra famosa atriz da televisão brasileira
Uma carreira de décadas de dedicação às artes brasileiras fez com que Laura Cardoso recebesse diversos prêmios e homenagens. Entre os prêmios, destaca-se:
1956 – Troféu Roquette Pinto – Revelação Feminina
1964 – Trófeu Imprensa – Melhor Atriz
1990 e 1993 – Prêmio Shell – Melhor Atriz
2000 – Brazilian Film Festival of Miami – Melhor Atriz
2002 – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Atriz Coadjuvante
2023 – Festival de Cinema de Gramado – Homenagem
Atualmente, Laura Cardoso está com 97 anos. Sua última aparição na televisão foi realizada em 2019, quando ela participou da novela A dona do pedaço, e sua última aparição no cinema foi em 2024, quando ela participou do curta-metragem Dona Rosinha. Além disso, ela é constantemente homenageada e é procurada com frequência por veículos de imprensa para comentar sobre sua longeva carreira.
Fontes
CERASOLI, R. Laura Cardoso: "Entrei no hospital com um filho na barriga e saí com os braços vazios" - Edição 621 (03/08/2012). Revista Quem, 2012. Disponível em: https://revistaquem.globo.com/Entrevista/noticia/2012/08/laura-cardoso-entrei-no-hospital-com-um-filho-na-barriga-e-sai-com-os-bracos-vazios.html.
ITAÚ CULTURAL. Laura Cardoso: uma operária da arte. Itaú Cultural, c2016. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/laura-cardoso/uma-operaria-da-arte/.
LOPES, F. Aos 96, Laura Cardoso é homenageada na Globo e confessa: 'Muito ruim ficar velha'. Notícias da TV, 2024. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/aos-96-laura-cardoso-e-homenageada-na-globo-e-confessa-muito-ruim-ficar-velha-118568.
MEMÓRIA GLOBO. Laura Cardoso. Memória Globo, 2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/perfil/laura-cardoso/noticia/laura-cardoso.ghtml.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biografia/laura-cardoso.htm