Cantinas Escolares Saudáveis

As cantinas escolares saudáveis, além de trazerem benefícios para a saúde dos alunos, é também rentável para o dono, pois agrega valores e aumenta os lucros.

No dia 05 de setembro de 2012, o Ministério da Saúde, em parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares, lançou o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável  em Porto Alegre (RS) com o objetivo de incentivar as cantinas de escolas particulares a se transformarem em cantinas saudáveis, que vendem alimentos nutritivos e menos calóricos.

Conforme explanado no texto “Alimentação Saudável em Cantinas Escolares”, sabemos que isso é o melhor para a saúde das crianças. Mas, será que realmente vale a pena, em sentido financeiro, para os donos de tais estabelecimentos provocarem tal mudança?

Para chegarmos a uma conclusão sobre isso, vejamos os resultados obtidos em projetos similares:

Desde 2001, existe no Distrito Federal o projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis", que visa promover a alimentação saudável no ambiente escolar. Esse projeto está vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, que tem como uma de suas linhas de pesquisa a promoção da alimentação saudável. Assim, esse Observatório realizou um estudo com crianças de 4ª a 7ª séries em uma das escolas participantes do projeto, na qual se transformou uma cantina normal em uma cantina saudável. O resultado da pesquisa mostrou que 98% dos alunos entrevistados gostaram do novo tipo de cantina e 33% dos alunos aumentaram o consumo de alimentos saudáveis depois das mudanças implantadas.

Os alunos são incentivados a comer alimentos saudáveis por meio de mudanças nas cantinas escolares

Outro estudo, feito pelo mesmo projeto, verificou que 66,7% das lanchonetes escolares que estimularam e ofereceram oportunidade de consumo de lanches saudáveis tiveram seu lucro aumentado entre 30% e 50%.

Portanto, a cantina saudável é sim um bom negócio!

Então, se você quer pôr em prática esse tipo de cantina, o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável” será de grande ajuda. De forma bem resumida, algumas dicas dadas são:

O dono da cantina deve realizar reuniões com a escola para informar sobre a mudança para cantina saudável

A propaganda em cantinas induz os alunos a comerem os alimentos anunciados

Valorize os alimentos saudáveis em sua cantina


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/cantinas-escolares-saudaveis.htm