Conceito e exemplos de agente redutor e agente oxidante

O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.

Uma das características principais que distinguem uma reação de oxirredução (ou redox) das demais é a presença de um agente oxidante e de um agente redutor, que podem ser definidos da seguinte maneira:

Conceitos de agente redutor e agente oxidante

Por exemplo, observe a reação química abaixo em que há a corrosão do alumínio (Al) em solução aquosa de ácido clorídrico (HCl). Os átomos de alumínio transferem elétrons para os cátions H+(aq) e produzem o cátion Al3+(aq):

Reação de oxirredução

Note que como o Al transferiu elétrons, isso significa que ele causou a redução dos cátions H+(aq); por isso ele é chamado de agente redutor. Já o cátion H+(aq) retirou os elétrons do alumínio, causando a oxidação desse metal; portanto ele atua como um agente oxidante.

No cotidiano existem muitos exemplos da atuação de agentes oxidantes e de agentes redutores. Veja alguns deles e, lembre-se, porém, de que em todos os casos a redução ocorre simultaneamente à oxidação; portanto, se há um agente redutor, também existe um agente oxidante.

Negativos fotográficos: contraste proporcionado pela redução de íons prata

Salada de frutas com suco de laranja (vitamina C como agente redutor)

Vinagre formado pela oxidação do etanol pelo oxigênio

Os alvejantes são agentes oxidantes

Uso de bafômetro


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/conceito-exemplos-agente-redutor-agente-oxidante.htm