Aceleração vetorial média

A aceleração vetorial média é definida pelo quociente da variação da velocidade vetorial e seu respectivo intervalo de tempo.

No estudo da Física, para ficarem bem caracterizadas, existem grandezas cujas medidas precisam da identificação de sua intensidade, de um número acompanhado de uma unidade de medida, e de sua orientação no espaço onde se encontram. Tais grandezas são denominadas grandezas vetoriais. Como exemplo de uma grandeza vetorial há o deslocamento, pois, para descrevê-lo, precisamos da distância percorrida pelo móvel, bem como da sua direção e sentido.

Existem diversas grandezas vetoriais, eis algumas delas: velocidade, deslocamento, posição, quantidade de movimento e aceleração.

Nos nossos estudos relacionados aos movimentos variados, pudemos ver a simples definição da aceleração escalar média. Tal aceleração é definida como sendo o quociente entre a variação da velocidade escalar ( e o respectivo intervalo de tempo (.

De uma maneira parecida, temos a possibilidade de definir a aceleração vetorial média. Vamos considerar que um móvel possua no instante t1 uma velocidade v1 e no instante t2 possua uma velocidade v2. A aceleração vetorial média é assim definida:

Pela regra do polígono, obtemos o vetor variação de velocidade (. Vejamos a figura abaixo:

Regra do polígono aplicada para a velocidade vetorial

Então, podemos escrever:

- A aceleração vetorial instantânea () pode ser entendida como sendo uma aceleração vetorial média, quando o intervalo de tempo Δt é infinitamente pequeno.
- Sempre que houver variação da velocidade vetorial, , haverá aceleração vetorial .


Por Domiciano Marques
Graduado em Física


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/aceleracao-vetorial-media.htm