A barreira do som é um ponto em que as ondas sonoras emitidas por um corpo em movimento podem sofrer alterações em seu comportamento. Quando ela se quebra, é possível escutar um estrondo sônico e visualizar a formação de um cone de vapor ao redor do corpo em movimento.
Leia também: Qual é a velocidade do som?
A barreira do som é uma região que representa a velocidade máxima que os corpos (automóveis ou aeronaves) conseguem se locomover sem que ocorram alterações no comportamento das suas ondas sonoras. Essa velocidade depende do meio em que o corpo está se movendo.
Quando a barreira do som é quebrada, ouve-se um estrondo sônico e observa-se um cone de vapor.
A velocidade da barreira do som no ar é de 1224 km/h ou 340 m/s, já que essa é a velocidade do som no ar. Para qualquer corpo que ultrapassar essa velocidade, diz-se que está quebrando a barreira do som.
Para quebrar a barreira do som na atmosfera, seria necessário que um corpo ultrapassasse a velocidade de 1110 km/h e, na água, de 5220 km/h ou 1450 m/s.
Sim, é possível um carro quebrar a barreira do som. Inclusive, em 1997, o carro Thrust Supersonic atingiu a velocidade de 1222,7 km/h, ultrapassando a velocidade da barreira do som de 1224 km/h. O veículo contava com dois motores do avião militar do tipo caça Phantom.
Houve alguns momentos da história em que a barreira do som foi quebrada. Confira abaixo:
Em 1947, o avião Bell X-1, acoplado a um avião B-29, foi o primeiro avião a quebrar a barreira do som. Ele foi pilotado pelo piloto de teste Charles Yeager (1923-2020) no Deserto de Mojave, Califórnia, EUA. Saiba mais clicando aqui.
Em 1970, o avião Concorde foi o primeiro avião comercial de passageiros a quebrar a barreira do som. Em 1976, ele realizou os primeiros voos comerciais a velocidades supersônicas.
Em 1997, o carro Thrust Supersonic foi o primeiro carro a quebrar a barreira do som. Ele foi pilotado pelo piloto de caça Andy Green (1962-) no Deserto de Nevada, EUA.
Créditos de imagem
[2] Ad Meskens / Wikimedia Commons (reprodução)
[3] Ank Kumar / Wikimedia Commons (reprodução)
[4] Vauxford / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2). 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-barreira-som.htm