Sistema genital feminino - parte II

O sistema genital feminino é composto por órgãos que se encontram no exterior e no interior do corpo da mulher.

O sistema genital feminino é formado por um par de ovários, um par de tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris.

Imagem ilustrando a vulva no sistema genital feminino

A vulva, chamada por alguns de pudendo feminino, localiza-se entre as coxas e compõe-se de pequenos lábios, grandes lábios, clitóris e vagina. Localizado na região pubiana, o monte de vênus é um acúmulo de gordura recoberto por pelos pubianos.

Formados por dobras de pele localizadas em cada lado do orifício vaginal, os grandes e os pequenos lábios protegem a abertura da vagina e da uretra.       Localizado na parte superior dos pequenos lábios, encontramos o clitóris, um órgão com cerca de 2 cm de comprimento, constituído por tecido erétil. Ele se enche de sangue e incha durante a excitação sexual. É considerado um órgão similar ao pênis no homem. A uretra, no sistema genital feminino, abre-se entre o clitóris e a abertura da vagina. Em mulheres que nunca tiveram relações sexuais, o orifício da vagina é recoberto por uma fina membrana altamente vascularizada chamada de hímen. Normalmente, essa membrana é dotada de um orifício central que permite a passagem do fluxo menstrual e geralmente é rompida quando a mulher tem sua primeira relação sexual.

A vagina é um canal de 9 a 10 centímetros de comprimento por 3 centímetros de diâmetro, cujas paredes se dilatam durante a excitação sexual. A vagina tem início no pudendo feminino, antes chamado de vulva, terminando na base do útero. É na vagina que ocorre a penetração do pênis no momento da cópula. Os resíduos menstruais e o bebê também saem pela vagina. Entre o hímen e os pequenos lábios podemos encontrar as glândulas de Bartholin, que, sob a ação de estímulos sexuais, produzem um líquido que serve para lubrificar a vagina e facilitar a penetração do pênis.

Os espermatozoides depositados na vagina nadam pelo útero até a parte superior das tubas, onde ocorre a fecundação

O útero é um órgão oco com forma e tamanho semelhantes a uma pera. Suas paredes internas são revestidas pelo endométrio, que cresce durante o ciclo ovulatório, descamando-se ao final dele (quando não ocorre gravidez), sendo eliminado como fluido menstrual. A parede uterina tem 2,5 cm de espessura e é composta por músculos que se dilatam durante a gravidez. O útero tem uma porção mais estreita chamada de colo uterino, que tem consistência mais firme que o restante do órgão e comunica-se com a vagina por uma pequena abertura, que se dilata, permitindo a passagem do bebê.

As tubas uterinas, também chamadas de ovidutos, comunicam-se com a parte superior do útero e possuem suas extremidades mais largas e repletas de franjas. No interior das tubas uterinas há células com cílios, cujos batimentos criam uma corrente de sucção que atrai, para o interior da tuba uterina, o óvulo liberado pelo ovário.

As gônadas femininas são os ovários, quemedem cerca de 3 cm de comprimento e são encontrados na região das virilhas. São eles os responsáveis pela produção dos gametas femininos, os óvulos, a partir do processo chamado de ovogênese ou ovulogênese.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/re-feminino2.htm