Ingressar em um curso de Medicina pode parecer um sonho distante para muitos estudantes. Mas e se esse sonho pudesse se tornar realidade por meio de uma bolsa integral? É exatamente essa oportunidade que a Faculdade Sírio-Libanês está proporcionando no segundo semestre de 2025, em seu primeiro Processo Seletivo para Graduação de Medicina, com inscrições já abertas.
A FSL reforça seu compromisso social ao possibilitar o primeiro acesso de talentos acadêmicos ao ensino superior de excelência por meio do Programa de Concessão de Bolsa de Estudo.
Sobre o curso de Medicina na FSL

Aprovado com nota máxima no MEC, o curso de Medicina da FSL combina a tradição de mais de 100 anos dedicados à saúde do Sírio-Libanês com metodologias inovadoras de ensino. Uma formação centrada no compromisso com o cuidado do paciente, excelência acadêmica e atuação social transformadora.
Desde o início da Graduação, o estudante vivencia a prática em ambientes de referência como o Hospital Sírio-Libanês - um dos melhores da América Latina - e unidades do SUS, com acesso a uma ampla estrutura hospitalar - são mais de 840 leitos disponíveis.
Ao longo do curso, o estudante poderá escolher sua jornada acadêmica em áreas como Pesquisa, Gestão, Educação, Ciência de Dados ou Inovação em Saúde, construindo uma jornada personalizada.
O que são bolsas integrais?
As bolsas de estudos oferecidas pela Faculdade Sírio-Libanês cobrem 100% do valor da matrícula e das mensalidades do semestre. O benefício é concedido por semestre, sendo necessária a renovação a cada novo período, mediante o cumprimento de critérios acadêmicos e socioeconômicos.
Quem pode se inscrever?
As bolsas de estudos da FSL para o curso de Medicina 2025.2 são divididas em 3 critérios:
-
exclusivamente socioeconômico;
-
socioeconômico e étnico-racial;
-
socioeconômico e de inclusão social.
Em todos os casos, o candidato deve comprovar os seguintes critérios socioeconômicos:
-
Renda Familiar Bruta per capita mensal de até 1,5 salário mínimo;
-
Não ter cursado mais de 4 semestres de outra Graduação;
-
Não ter concluído nenhum curso superior anteriormente;
-
Apresentar documento que comprove a conclusão ou matrícula no Ensino Médio.
Além disso, para as vagas de critério étnico-racial, é necessário se autodeclarar negro (preto ou pardo) ou indígena ou quilombola, conforme a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ser averiguado pela Banca de Heteroidentificação. Já as solicitações para o critério socioeconômico e de inclusão, a pessoa com deficiência deverá também enviar o laudo médico devidamente preenchido.
Como funciona o Programa de Concessão de Bolsa de Estudo?
Para participar, o candidato precisa se inscrever no vestibular de Medicina da FSL e realizar a solicitação de Bolsa Integral no Programa de Concessão de Bolsa de Estudo.
Confira as etapas do Processo Seletivo:
-
Etapa 1 – Inscrição no Vestibular: período para inscrição no vestibular e solicitação da bolsa integral;
-
Etapa 2 – Envio de Documentação: envio dos documentos comprobatórios pelo candidato;
-
Etapa 3 – Análise Documental: análise dos documentos comprobatórios enviado pelo candidato;
-
Etapa 4 – Entrevista Social: destinada a analisar a prontidão do candidato para iniciar o curso no segundo semestre de 2025; Importante: os candidatos que estiverem concorrendo à bolsa pelo critério étnico-racial deverão participar da banca de heteroidentificação;
-
Etapa 5 – Divulgação dos Resultados: os candidatos aprovados são oficialmente comunicados e orientados sobre os próximos passos.
A classificação geral do candidato à bolsa de estudo integral é decrescente de acordo com a nota final obtida nas duas fases do Processo Seletivo para Ingresso na FSL. E somente o envio da documentação não assegura vaga para o candidato.
Quais são os documentos exigidos?
A documentação comprobatória deve ser enviada após a inscrição no vestibular, de maneira digital, por meio do portal do candidato. Os principais documentos incluem:
-
Documento de Identidade (RG, CIN ou CNH);
-
Comprovante de renda de todos os membros que contribuem com a renda familiar bruta;
-
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Escolar (caso esteja cursando o Ensino Médio);
-
Declaração de Mensalidade, Isenção ou Bolsa de Estudos no Ensino Médio, caso seja estudante de escola privada;
-
Declaração de Isenção de Imposto de Renda ou Imposto de Renda de Pessoa Física ou Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
-
Comprovante de Residência atualizado de todos os membros que contribuem na renda familiar bruta;
-
Foto frontal para o candidato que estiver concorrendo à bolsa de estudo pelo critério socioeconômico e étnico-racial;
-
Laudo médico devidamente preenchido e autenticado para o candidato que estiver concorrendo à bolsa de estudo pelo critério socioeconômico e de inclusão
Todos os modelos de declaração e orientações estão disponíveis no site da instituição.
Quando se inscrever?
As inscrições para o processo de Concessão de Bolsas de Estudos da FSL acontecem a partir das 11h do dia 05/05 até às 23h59 do dia 31/05/2025. Durante esse período, o candidato deve realizar tanto a inscrição no vestibular quanto a solicitação da bolsa integral.
Após a inscrição, seguem as etapas de análise documental, entrevista social e divulgação dos resultados, conforme o cronograma oficial.
Educação como ferramenta de transformação
Mais do que formar médicos, a Faculdade Sírio-Libanês acredita na formação de agentes de transformação. O programa de bolsa de estudo é uma extensão do trabalho filantrópico realizado há décadas pela instituição, que atua não apenas na assistência à saúde, mas também no fortalecimento da educação e da equidade social.
Dar acesso a uma educação de ponta para jovens talentos é uma forma de construir um futuro mais justo e com oportunidades para todos.
Se você sonha em cursar Medicina e acredita no poder da educação para mudar sua trajetória, essa pode ser a sua chance.
Não perca tempo e inscreva-se agora clicando aqui!