Topo
pesquisar

Partido político

Sociologia

O partido político é a organização de forças de uma comunidade em forma de corpo político com o intuito de disputar o poder na sociedade.
Os partidos políticos têm a função de agregar forças políticas
Os partidos políticos têm a função de agregar forças políticas
PUBLICIDADE

No mundo da política institucional e no contexto da disputa pelo poder que existe em todo cenário político de um governo, poucas formas de organização são tão influentes quanto os partidos políticos. Não é por acaso que grande parte das discussões sobre reforma política que estão em voga trata exatamente dessas formas de organização política e das delimitações de suas ações.

O teórico social Max Weber, que se dedicou também ao estudo de questões referentes à área da Política, definiu brevemente o Partido Político como “uma associação... que visa a um fim deliberado, seja ele 'objetivo' como a realização de um plano com intuitos materiais ou ideais, seja 'pessoal', isto é, destinado a obter benefícios, poder e, consequentemente, glória para os chefes e sequazes, ou então voltado para todos esses objetivos conjuntamente”. A definição de Weber é precisa ao evidenciar os pontos centrais que estruturam essa instituição: seu caráter associativo, que está ilustrado nas conexões entre sujeitos com objetivos e/ou ideias semelhantes; sua função em relação ao processo de disputa pelo poder político de uma sociedade; e as possíveis motivações que levariam à busca pela formação de uma ação política combinada entre sujeitos diferentes.

Nesse sentido, podemos claramente perceber que a questão é muito mais ampla e complicada que inicialmente pode parecer. No contexto de uma democracia representativa, partidos políticos tornam-se figuras de representação de posições ideológicas e de vontades coletivas, bem como símbolos de posições ideológicas e ponto de conversão de energia política daqueles que se identificam com uma ou outra posição política.

Os partidos, em um contexto democrático, são importantes ferramentas para identificar o que pode se esperar de um candidato ou de um governo. Nem todos têm o conhecimento ou o tempo necessário para realizar as pesquisas e construir uma opinião acurada sobre o comportamento de um político eleito. O partido, enquanto agremiação que professa valores, ideologias e propostas ao público, serve também como meio de facilitar ao eleitorado o contato e a formação de preferências em relação à política. Quando não é possível prever o comportamento de um político a partir do partido ao qual ele pertence, a capacidade dos indivíduos de formar suas preferências adequadamente é prejudicada. Isso não se deve apenas à deficiência na elaboração e exposição das ideias, mas também a um grau reduzido de diferenciação entre os partidos. Alguns teóricos afirmam que os governos representativos vivem uma “crise representativa” no que tange às ações práticas.


Por Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "Partido político"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/partido-politico.htm>. Acesso em 18 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA