Topo
pesquisar

Qual a diferença entre o arroz branco e o integral?

Saúde e Bem-estar

A diferença entre o arroz branco e o integral está no modo como esse cereal é processado, o que interfere na quantidade de nutrientes encontrados em cada tipo.
Qual a diferença entre o arroz integral e o arroz branco?
Qual a diferença entre o arroz integral e o arroz branco?
PUBLICIDADE

Com certeza, você já deve ter ouvido dizer que, para emagrecer, é importante trocar o arroz branco pelo arroz integral. Mas, você sabe a diferença entre esses dois tipos de arroz? Será que o arroz integral realmente ajuda no emagrecimento?

Arroz

O arroz é um cereal consumido em todo o planeta, presente de forma importante na alimentação do brasileiro. Esse produto representa uma significativa fonte energética, uma vez que é rico em carboidratos. Além de fonte de energia, ele fornece proteínas, vitaminas e minerais e destaca-se pelo seu baixo teor de lipídios.

O grão de arroz pode ser dividido em três partes básicas: casca, farelo e grão. A casca, composta por duas folhas modificadas, apresenta o maior volume e corresponde a cerca de 20% do peso do grão. O farelo é a camada logo abaixo da casca e é uma das partes mais nutritivas do arroz. Ele é formado pelo pericarpo, tegumento, gérmen (embrião) e pela camada de aleurona (uma proteína). O grão, propriamente dito, é o endosperma do arroz e corresponde à parte mais consumida, rica em amido.

→ Diferença entre arroz integral e arroz branco

O arroz branco, também chamado de polido, passa por processos que garantem seu descascamento e polimento. Nesses processos, o arroz perde sua casca e o farelo. Com isso, o ele acaba perdendo parte de suas vitaminas, fibras e minerais como o ferro. Em compensação, por causa desses processos, o arroz aumenta o seu tempo de armazenamento.

O arroz integral, por seu lado, é mais escuro que o branco, pois dele é retirada apenas a casca, mantendo sua camada de farelo. Percebe-se, portanto, que o arroz integral passa apenas pelo processo de descascamento. Dessa forma, é um arroz mais rico em fibras, proteínas, ferro, fósforo e cálcio, além de vitaminas do complexo B. Apesar de mais nutritivo, esse tipo de arroz é menos consumido que o arroz branco.

→ O consumo de arroz integral é realmente melhor para emagrecer?

O arroz integral apresenta algumas vantagens em relação ao arroz branco. Em primeiro lugar, devemos lembrar que a presença de fibras melhora o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade e fazem com que a absorção de açúcar diminua. Isso ajuda no emagrecimento.

As vantagens do arroz integral não param por aí. Ele também apresenta mais vitaminas do complexo B, que estão relacionadas com as funções do sistema nervoso e muscular e por estimular o metabolismo.

ATENÇÃO: O preparo dos alimentos possui relação direta com os resultados esperados em nosso corpo. Assim sendo, ao preparar o arroz, lembre-se sempre de evitar o excesso de óleo e sal.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Qual a diferença entre o arroz branco e o integral?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/qual-diferenca-entre-arroz-branco-integral.htm>. Acesso em 23 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA