Topo
pesquisar

Obesidade

Saúde e Bem-estar

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura no organismo, dificultando o seu bom funcionamento. Ela deve ser tratada, pois acarreta inúmeras doenças.
A obesidade provoca inúmeros problemas de saúde
A obesidade provoca inúmeros problemas de saúde
PUBLICIDADE

A obesidade é uma condição clínica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo, dificultando o bom funcionamento do mesmo. Quando um indivíduo ingere alimentos, o organismo retira dele as calorias essenciais para a obtenção de energia, mas quando essas calorias são ingeridas em excesso, o organismo não consegue queimá-las e então as acumula.

É considerado obeso qualquer indivíduo que apresente IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 30.0 e 39.9. O resultado do IMC é obtido quando o peso do indivíduo é dividido pela sua altura ao quadrado. Também é possível avaliar a obesidade de um indivíduo a partir da circunferência da cintura e do quadril.

IMC = peso/altura²

Existem especialistas que associam a obesidade a problemas psicológicos, comportamentais, metabólicos e ainda a fatores genéticos. Independente da origem, a obesidade deve ser tratada, pois acarreta inúmeras doenças cardiovasculares, entre outras.

A obesidade pode ser classificada como generalizada quando todo o organismo apresenta grande quantidade de gordura; androide, quando o organismo toma forma de uma maçã; e ginecoide, quando o organismo acumula mais gordura na região próxima aos quadris.

Nesse estágio, a perda de peso é um fator muito importante e difícil de conseguir. Para isso, o obeso deve passar por um tratamento específico com especialistas no assunto, para que o tratamento seja feito da melhor maneira, prevendo, além da perda de peso, a manutenção em longo prazo do organismo, ou seja, promovendo formas de impedir que o indivíduo ganhe peso novamente.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Obesidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/obesidade.htm>. Acesso em 22 de fevereiro de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA