Topo
pesquisar

Intoxicação Alimentar

Saúde e Bem-estar

A maionese é um dos principais alimentos que provocam intoxicação
A maionese é um dos principais alimentos que provocam intoxicação
PUBLICIDADE

A intoxicação alimentar é caracterizada pela ingestão de alimentos contaminados por vírus, bactérias, toxinas, parasitas, pesticidas ou produtos químicos, que ao entrarem no organismo provocam infecções. Normalmente ocorre pela má higienização dos alimentos, no seu preparo ou até no seu armazenamento indevido, o que facilita que tais micro-organismos se assentem nos alimentos.

Podem surgir sintomas como dor de cabeça, náuseas, febre, calafrios, dores musculares, vômitos, diarreia e cólicas abdominais. Por ocorrer por falta de cuidados, os alimentos, bem como os instrumentos utilizados no manuseio dos mesmos, devem estar limpos e em ambientes higienizados.

Em casa, recomenda-se, por exemplo, que os enlatados tenham sua embalagem lavada antes de sua abertura para consumo e, quando abertos, recomenda-se o armazenamento do restante em outro recipiente com tampa para impedir a proliferação de organismos.

Fora de casa é importante identificar a aparência do local onde as refeições são feitas, a forma com que as pessoas responsáveis pelo preparo dos alimentos estão e a higiene dos materiais utilizados na alimentação.

O tratamento para a intoxicação alimentar deve ser prescrito por um médico, que avaliará as condições fisiológicas do indivíduo e receitará os medicamentos adequados. É importante ingerir grande quantidade de líquidos para evitar a desidratação.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Intoxicação Alimentar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/intoxicacao-alimentar.htm>. Acesso em 22 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA