Topo
pesquisar

Escarola

Saúde e Bem-estar

A escarola é uma verdura com sabor amargo muito popular na Europa. Ela é rica em vitamina A, B2 e B5, além de conter cálcio e ferro.
PUBLICIDADE

A escarola é uma verdura semelhante à alface, porém suas folhas são mais duras, escuras e possuem sabor amargo. Pertencente à família das Asteráceas, foi conhecida e consumida pelos antigos gregos, romanos e egípcios. Inicialmente foi utilizada mais na medicina que na culinária. Entretanto, há relatos na literatura egípcia de que a escarola era consumida tanto crua quanto cozida em saladas.

Muito popular em toda a Europa, a escarola foi introduzida no continente no século XIII. É uma verdura que oferece maior qualidade no inverno, portanto pode ser encontrada no mercado durante todo o ano.

A escarola é rica em vitamina A, B2, B5, contém cálcio e ferro. Purifica o sangue, é laxante e indicada para aumentar a resistência do organismo contra infecções dos sistemas digestório, urinário e respiratório. Estimula o apetite e é consumida preferencialmente em forma da salada.

O prazo de conservação em geladeira é de cinco a sete dias.

Por Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Escarola"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/escarola.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA