Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dor muscular tardia (DOMS)

Exercícios físicos intensos, sem o devido preparo físico, causam dores musculares
Exercícios físicos intensos, sem o devido preparo físico, causam dores musculares
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A dor muscular tardia se manifesta em casos onde o indivíduo exerce uma carga de exercício muscular vigoroso sem ter o necessário preparo físico; inicia uma atividade física; ou reinicia, mas com intensidade maior do que o habitual.

É uma das lesões esportivas que ocorrem com mais frequência, apresentando sintomas musculares como: inchamento, enrijecimento, sensibilidade ao toque e dor ao movimentar a região afetada. Estes surgem algumas horas após as atividades, com aumento progressivo da dor nas próximas vinte e quatro horas, e diminuição gradativa em um prazo de aproximadamente 72 horas. Tais sintomas podem durar por até dez dias, podendo ser mais brandos ou acentuados, dependendo do tipo e intensidade do exercício; e tendem a regredir naturalmente, sem nenhuma sequela em médio ou longo prazo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acreditava-se no passado que o lactato era o fator responsável por estes eventos, já que suas concentrações aumentam durante o exercício vigoroso. Entretanto, sabe-se hoje que, aproximadamente uma hora e meia depois dos exercícios, suas concentrações já se encontram normais. Diante destes fatos, muitos especialistas reconhecem que a DOMS é decorrente do alongamento acentuado das fibras musculares, principalmente no tecido conjuntivo muscular, causando microlesões que provocam processo inflamatório, causando dor.

Caso o paciente deseje, ou caso seja necessário, há como se tratar desta lesão por meio de alongamento, massagem, aplicação de gelo (crioterapia), uso de antioxidantes e/ou anti-inflamatórios, imersão da região afetada em água gelada a dez graus Celsius, ou fisioterapia.

Quanto à sua prevenção, treinar de acordo com a sua capacidade, aumentando a carga e/ou intensidade de forma gradativa; alongar os músculos antes e depois das atividades; e promover uma alimentação rica em proteínas e vitaminas C e E (anti-inflamatórias e antioxidantes), são medidas essenciais.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Dor muscular tardia (DOMS)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/dor-muscular.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante