Topo
pesquisar

Consequências do envelhecimento para o sistema locomotor

Saúde e Bem-estar

Conhecer as consequências do envelhecimento para o sistema locomotor é fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PUBLICIDADE

O envelhecimento é um processo natural que, infelizmente, ocorre com todos os seres vivos, inclusive com o ser humano. Com o avanço da idade, diversos problemas surgem em nosso corpo, e a parte mais prejudicada é o sistema locomotor.

O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular, sistema esquelético e pelas articulações. Seu papel fundamental é garantir que o corpo movimente-se. Com o decorrer dos anos, os componentes desse importante sistema sofrem alterações e, consequentemente, a capacidade de locomoção vai diminuindo.

Músculos

Os músculos, com o avanço da idade, vão diminuindo sua massa e perdendo, com isso, a sua força. Alguns estudos indicam que, por volta dos 60 anos, é verificada uma diminuição da força máxima muscular entre 30% e 40%. Essa perda da força muscular faz com que a capacidade de locomoção do idoso seja afetada, uma vez que ela é fundamental para a capacidade motora.

Apesar da diminuição da massa muscular ocorrer com o avanço da idade, a diminuição do hormônio do crescimento e a falta de atividades físicas também estão relacionadas com o problema. Além disso, a alimentação e outros problemas de saúde podem desencadear essa redução da massa, sendo necessário praticar exercícios físicos e adquirir uma dieta saudável.

Ossos

Os ossos também sofrem com o envelhecimento, sendo muito comum a ocorrência da diminuição da densidade do osso. A perda óssea pode ser leve ou originar quadros mais graves, desencadeando, por exemplo, a osteoporose.

A osteoporose é um problema de saúde que faz com que os ossos tornem-se fracos e quebradiços. Por essa razão, pessoas com o problema sofrem lesões sérias até mesmo com pequenos tombos. Existem diferentes tipos de osteoporose: algumas em decorrência da menopausa, outras relacionadas com a idade e aquelas de causas secundárias, como doenças renais ou endócrinas.

Esse problema ósseo, comum após os 70 anos, pode ser prevenido com algumas atividades simples, como alimentação rica em cálcio, exercícios físicos e a eliminação de maus hábitos para o organismo, como fumar e consumir bebidas alcoólicas exageradamente. Além disso, especialistas recomendam a diminuição das doses de café e da quantidade de sal nos alimentos.

Articulações

Não são somente ossos e músculos que sofrem com o envelhecimento, pois as articulações também apresentam problemas decorrentes da idade. A osteoartrose é a doença articular mais comum em pessoas com idade superior a 65 anos.

A osteoartrose causa desgaste da cartilagem articular, ou seja, a cartilagem encontrada na superfície dos ossos que formam uma articulação. Esse problema pode causar rigidez matinal, dores, atrofia muscular, estalos nas articulações e diminuição do espaço intra-articular.

O que fazer para melhorar esses desconfortos decorrentes do avanço da idade?

Os problemas do sistema locomotor podem ser minimizados por meio de uma alimentação saudável e, principalmente, com exercícios físicos. A realização de atividades que melhoram a coordenação e o equilíbrio e que fortalecem a musculatura é essencial para ampliar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de locomoção do idoso. Vale destacar que alguns problemas de saúde causam limitações, portanto, nenhuma atividade física deve ser feita sem que um médico seja consultado.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Consequências do envelhecimento para o sistema locomotor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/consequencias-envelhecimento-para-sistema-locomotor.htm>. Acesso em 22 de julho de 2017.

Na figura podemos observar um osso sadio, de uma pessoa jovem, à esquerda; e um osso com osteoporose, de uma pessoa de idade mais avançada, à direita
Doenças e patologias Osteoporose
Envelhecimento Ativo
Saúde e Bem-estar Envelhecimento
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA