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Cenoura

Saúde e Bem-estar

A cenoura é rica em vitamina A, carboidratos, vitaminas B1, B2, C e betacaroteno, sendo uma raiz muito utilizada na culinária.
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A cenoura é uma planta herbácea de raiz grossa originária da Ásia e pertencente à família Apiacea. Possui alto valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A. Contém também carboidratos, cálcio, sódio, vitaminas B1, B2, C, potássio e o betacaroteno, responsável pela cor laranja-avermelhada presente na cenoura. Esse último é bom para a pele e mantém a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte de vitamina A, a cenoura reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento.

A cenoura pode ser consumida crua ou cozida, em saladas. É utilizada também no preparo de bolo, purê, pão, suco, sopas e refogados. Pode ser conservada por até quinze dias, se mantida em geladeira e dentro de saco plástico. Durante o preparo, é importante não descascá-la, somente lavá-la e raspá-la, já que a parte mais nutritiva encontra-se perto da casca. Cada cem gramas de cenoura contém 51 calorias.
 

Por Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Cenoura"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/cenoura.htm>. Acesso em 31 de maio de 2016.

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