Topo
pesquisar

Brócolis

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

Os brócolis são vegetais comestíveis em sua totalidade, ou seja, é possível ingerir as flores, as folhas e os pedúnculos florais. Pode ser cultivado o ano todo e consumido cru ou cozido em vapor, já que em água perde grande quantidade de seus nutrientes.

É rico em cálcio, ferro, fibras, fitoquímicos, vitamina A e C, potássio e folacin. Os brócolis previnem alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, osteoporose, úlceras, mutações malignas nas células, gastrite, prisão de ventre, colesterol, melhora a imunidade, é calmante, purificador do sangue, diurético, melhora os ossos e os dentes e ainda combate inflamações.

Mesmo com todos os nutrientes que oferece, os brócolis são imensamente pobres de calorias, 100 gramas de brócolis têm 36 calorias. Ao comprá-los é importante atentar-se para sua qualidade. Os talos e flores devem estar verdes, pois se estiverem amarelados indicam que o vegetal está velho.

Curiosidade: os brócolis se congelados não perdem suas propriedades nutritivas.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Brócolis"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/brocolis.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA