Topo
pesquisar

Benefícios do Iogurte

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

O iogurte é um líquido espesso, branco e levemente ácido, obtido pela fermentação do leite. Pode ser servido com frutas, chocolate ou mesmo vendido em várias opções de sabores.

A bebida foi propagada por todo o mundo após alguns estudos evidenciarem que seu consumo trazia benefícios à saúde. O biólogo russo Llia Metchnikoff (1845-1916) estudou as tribos das montanhas da Bulgária que apresentavam longa vida por consumirem o iogurte habitualmente.

Em virtude da presença de fermentos lácteos, o iogurte possui propriedades nutricionais benéficas: além de aumentar a longevidade, é de fácil digestão, o que faz dele um produto muito bom para pessoas com problemas gastrointestinais. Também auxilia no bom funcionamento do intestino e contém cálcio que ajuda no fortalecimento dos dentes. Pode ser indicado em casos de osteoporose e para mulheres que precisam repor o cálcio no período da menopausa.

O iogurte pode ser encontrado em diferentes versões e são divididos em categorias, como naturais e desnatados, fazendo parte tanto da alimentação de pessoas que optam por uma nutrição equilibrada, quanto daquelas que estão de dieta. O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O desnatado contém as mesmas propriedades nutritivas, porém com uma redução de gordura que lhe confere baixo valor calórico, sendo indicado para quem quer emagrecer e controlar o índice de colesterol.

É uma bebida que compõe o café da manhã, podendo ser usada em receitas doces e salgadas. O iogurte natural é consumido natural ou usado em receitas como saladas, pães, molhos, doces, sorvetes.

Por Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Benefícios do Iogurte"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/beneficios-iogurte.htm>. Acesso em 02 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA