Topo
pesquisar

Pneumonia

Saúde na escola

A pneumonia é uma doença que acomete o trato respiratório inferior e pode causar tosse, dores no tórax e falta de ar. Se não tratada adequadamente, pode causar a morte.
A pneumonia pode ser causada por diferentes agentes, tais como vírus e bactérias
A pneumonia pode ser causada por diferentes agentes, tais como vírus e bactérias
PUBLICIDADE

A pneumonia é uma inflamação que acomete o trato respiratório inferior. Ela pode ser causada por vários micro-organismos, principalmente vírus e bactérias, ocorrendo também em decorrência do uso de medicamentos que podem provocar reações adversas ou ainda pela inalação de substâncias tóxicas. Vale destacar que a gripe pode levar à pneumonia, sendo assim, é fundamental cuidar desse problema de maneira adequada. Nesses casos, a infecção viral prejudica o corpo, diminuindo sua imunidade e favorecendo a ação de outros micro-organismos nos pulmões.

No inverno, os casos de pneumonia aumentam em virtude da mudança brusca de temperatura, que afeta diretamente o sistema respiratório. Nesses casos, percebe-se que os pelos do nariz têm seu funcionamento comprometido, o que dificulta a filtragem do ar e, consequentemente, expõe o corpo a uma maior quantidade de micro-organismos.

Principais sintomas da pneumonia

  • Tosse com secreção

  • Dor no tórax

  • Falta de ar

  • Febre alta que pode chegar aos 40ºC.

  • Calafrios.

  • Fadiga e mal-estar.

Em idosos, é comum que os sintomas não sejam percebidos, uma vez que, com o envelhecimento, percebe-se uma diminuição da capacidade do corpo de reagir a esses problemas. Geralmente o idoso pode apresentar falta de apetite, sonolência e desorientação, ou seja, alterações mais comportamentais.

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia é feito pela análise dos sintomas do paciente e realização do raio x do tórax. Para saber qual foi a causa do problema, exames complementares podem ser pedidos, como é caso da cultura de escarro. Além disso, é necessário avaliar a gravidade da doença analisando-se, por exemplo, a disfunção renal.

Tratamento

O tratamento para pneumonia depende do agente etiológico. Nos casos de pneumonias bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos. Quando a pneumonia é causada por vírus, o tratamento é apenas para garantir alívio dos sintomas, sendo usados antitérmicos e analgésicos. Vale frisar que o tratamento da pneumonia, algumas vezes, pode levar à internação. Se não tratada adequadamente, a pneumonia pode causar morte.

Prevenção

Para prevenir-se da pneumonia, é fundamental seguir algumas recomendações simples, como ter hábitos de higiene adequados, lavando sempre as mãos, não fumar e receber a vacina. As vacinas previnem contra a pneumonia pneumocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae, que pode causar complicações graves. Vale frisar que as vacinas contra a gripe também podem ajudar na prevenção contra a pneumonia, uma vez que essas doenças estão relacionadas.

Curiosidade: Em países desenvolvidos, cerca de 15 milhões de crianças são internadas anualmente por pneumonia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pneumonia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/pneumonia.htm>. Acesso em 20 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA