Topo
pesquisar

Obesidade no Brasil e a sociedade contemporânea

Saúde na Escola

A obesidade na sociedade brasileira vem crescendo muito nos últimos anos. Políticas públicas são necessárias para combater a problemática, o que vem sendo discutido nos órgãos governamentais.
PUBLICIDADE

O Brasil, nas últimas décadas, passou por profundas transformações econômicas e sociais. Destaque para as mudanças ocorridas no eixo rural-urbano. Se, antes, a economia e o modo de vida eram baseados no rural, agora a realidade é outra, sendo cada vez mais um país de uma sociedade urbana e industrial.

Essas mutações acarretam outras questões, como, por exemplo, a saúde nutricional de sua população. Se, no passado, o Brasil convivia com graves problemas de desnutrição e subnutrição, agora o problema é outro. Esse modo de vida urbano e industrial, num tempo cada vez mais veloz, fez mudar os hábitos alimentares e comportamentais dos brasileiros.

O Brasil adotou políticas sérias capazes de diminuir o problema da fome e da desnutrição, mas agora o desafio é oposto: diminuir os problemas de obesidade. O excesso de peso e a obesidade da população brasileira são problemas sérios que o país vem enfrentando nos últimos anos, e que é também um dos problemas futuros.

Todavia, com as armas que têm, o país está em um processo de combate a essa questão. Pesquisas vêm sendo realizadas pelo IBGE e Ministério da Saúde. Foram realizados diagnósticos profundos, o que pode ser verificado na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), feita entre os anos de 2008 e 2009. Nesse estudo, verificou-se que metade da população brasileira está acima do peso, com um aumento significativo nos últimos 35 anos.

A pesquisa aponta ainda que a obesidade e o excesso de peso vêm crescendo muito entre crianças, principalmente nas regiões onde há maior poder de renda e concentração de pessoas no meio urbano.

Essas pesquisas são ferramentas poderosas no auxílio à criação de políticas públicas eficazes para combater a problemática do excesso de peso no país. Isso é tão verdade que o Ministério da Saúde, constatando o problema entre as crianças, criou, em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE). Em 2012, o tema é justamente a obesidade na infância e adolescência.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o país investiu 118 milhões de reais na campanha, e envolveu cerca de 50 mil escolas de 2.200 municípios espalhados por todo o território brasileiro, contemplando 11 milhões de alunos.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. "Obesidade no Brasil e a sociedade contemporânea"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/obesidade-no-brasil-sociedade-contemporanea.htm>. Acesso em 09 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA