Topo
pesquisar

Importância do sono para os estudos

Saúde na escola

A importância do sono para os estudos está ligada à memória, disposição e atenção.
PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido que muitos problemas resolvem-se com uma boa e agradável noite de sono. Essa afirmativa está sim correta e podemos relacionar a qualidade do sono de uma pessoa com a sua qualidade de vida.

Dormir é uma atividade essencial para manter nosso corpo saudável. Sem o período de sono adequado, apresentamos desgaste físico, diminuição acentuada das nossas capacidades cognitivas, aumento do nível de estresse e até mesmo diminuição da capacidade de defesa do nosso sistema imunológico. Alguns estudos relatam, inclusive, que, após vários anos de noites mal dormidas, o sistema cardiovascular começa a ser prejudicado, envelhecemos precocemente e tornamo-nos mais propensos a diabetes e obesidade.

Por afetar nosso corpo por completo, não é estranho concluir que noites mal dormidas atrapalham nossos estudos e a capacidade de absorver conteúdos. Estudos indicam que quem dorme oito horas diariamente consegue realizar tarefas com maior agilidade quando comparado com aqueles que não dormiram adequadamente, por exemplo.

Outra pequisa, realizada nos Estados Unidos, demonstrou que dormir mal afeta significativamente nossa atenção. Pessoas que não dormiram por 19 horas apresentaram resultados inferiores ao das pessoas que haviam ingerido álcool. Além da atenção, o sono está relacionado com a diminuição da capacidade de memória, equilíbrio e criatividade. Podemos concluir, portanto, que o sono apresenta grande importância para a eficácia dos estudos.

Alguns problemas impedem que certas pessoas tenham uma noite agradável de sono, são os famosos distúrbios do sono. Entre esses distúrbios, podemos citar a insônia, a apneia, o bruxismo, o sonambulismo e a síndrome das pernas inquietas. Todos esses problemas devem ser avaliados por um profissional e tratados para evitar a diminuição da qualidade de sono e, consequentemente, do rendimento escolar.

Nem sempre a dificuldade para dormir é desencadeada por problemas sérios de saúde, podendo ser resolvida com mudanças de hábitos simples. Veja a seguir algumas dicas para dormir melhor:

Pratique exercícios físicos, pois essa prática ajuda a melhorar a qualidade do sono e a ter uma melhor postura ao deitar;

Evite muita iluminação no quarto no momento de dormir;

Escolha um colchão adequado para seu tipo de corpo;

Estabeleça horários fixos para dormir;

Não assista à TV ou realize atividades relacionadas com trabalho ou estudo na cama;

Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão, álcool e estimulantes, como café e refrigerantes de cola, antes de dormir;

Antes de dormir, tome um banho quente para ajudar a relaxar.

Atenção: Não utilize medicamentos para dormir sem prescrição médica. Assim como qualquer medicamento, se usados de maneira inadequada, podem causar danos ao organismo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância do sono para os estudos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-sono-para-os-estudos.htm>. Acesso em 23 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA