Topo
pesquisar

Diferença entre gripe e resfriado

Saúde na Escola

A diferença entre gripe e resfriado pode ser evidenciada pela intensidade dos sintomas. Na gripe, eles se apresentam de forma mais intensa.
PUBLICIDADE

Muitas pessoas após o primeiro espirro e o início da coriza dizem que estão gripadas. Será que realmente se trata de uma gripe ou estamos lidando com um caso de resfriado? Você sabia que são doenças distintas e o que, muitas vezes, se pensa que é gripe, na realidade, é um resfriado? A seguir vamos listar as principais diferenças entre essas duas enfermidades.

Gripe

A gripe é causada por um vírus denominado de Influenza, que possui vários sorotipos e sofre constante mutação. Esse vírus, que causa sintomas aproximadamente 24 horas após o contágio, é responsável por desencadear no paciente febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, tosse geralmente seca e coriza. Além disso, pode deixar os olhos vermelhos e lacrimejantes e causar diarreia e vômitos. O sintoma mais marcante, sem dúvidas, é a febre, a qual dura em média três dias. Após cessar a febre, outros sintomas podem manter-se por mais três a quatro dias.

A gripe é uma doença relativamente grave, que pode até mesmo levar à morte. Sua principal complicação é a pneumonia. Frequentemente o vírus causa epidemias e pandemias graves. Como exemplo de pandemia que vivemos recentemente, podemos citar a de gripe A, também conhecida como H1N1, que atingiu vários países em 2009.

Resfriado

O resfriado é uma doença respiratória também causada por vírus, mas não o mesmo vírus que causa a gripe. Ele é um dos problemas mais comuns no inverno, entretanto, os vírus circulam na população durante todo o ano. Em geral, os vírus que mais causam resfriado são os rinovírus, que apresentam mais de 100 sorotipos.

Os sintomas do resfriado são similares aos da gripe, mas mais brandos e com tempo de duração mais curto, cerca de 2 a 4 dias. A principal diferença entre o resfriado e a gripe, no que diz respeito aos sintomas, é que, na gripe, observa-se febre alta, o que não é comum no resfriado. A febre no resfriado, quando ocorre, geralmente é baixa. Os sintomas dessa doença relacionam-se com as vias aéreas superiores, e o paciente costuma apresentar coriza e obstrução do nariz.

Existe vacina para resfriado?

Infelizmente não existe vacinação contra o resfriado, apenas para a gripe. A vacina da gripe é oferecida anualmente para que seja possível a imunização em relação aos vírus que estão circulando naquele período. Por sofrer mutação, o tipo de vírus Influenza que está circulando no ambiente em um ano pode não ser o que circulou no ano anterior, por isso, é necessária a vacinação anual.

O que podemos fazer para evitar essas doenças?

A gripe, assim como o resfriado, pode ser transmitida pelo ar, sendo contraída quando entramos em contato com o vírus que foi eliminado pelo doente na hora da tosse, espirro ou, até mesmo, durante uma conversa ou contato com objetos contaminados. Essas doenças podem ser evitadas com medidas simples. São elas:

  • Lavar bem as mãos;

  • Limpar o nariz com lenço descartável;

  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

  • Evitar aglomerações e preferir ambientes bem ventilados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferença entre gripe e resfriado"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/diferenca-entre-gripe-resfriado.htm>. Acesso em 30 de marco de 2017.

As formas de transmissão da gripe A são semelhantes à de qualquer outra gripe.
Doenças e patologias Gripe A
Os sintomas da gripe são mais incapacitantes que os do resfriado.
Doenças e patologias Gripe
Para evitar a contaminação pela gripe aviária, a proteção dos trabalhadores que têm contato direto com as aves é necessária.
Doenças e patologias Gripe do Frango - Gripe Aviária
 Exercícios intensos não são recomendados quando estamos gripados ou resfriados
Saúde e Bem-estar Atividades físicas e a gripe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA