Topo
pesquisar

Diarreia

Saúde na escola

A diarreia apresenta causas variadas, como infecções virais, bacterianas e doenças inflamatórias intestinais. Em sua forma mais grave, ela pode levar à desidratação.
A diarreia caracteriza-se pelo aumento da frequência de evacuações
A diarreia caracteriza-se pelo aumento da frequência de evacuações
PUBLICIDADE

Apesar do que muitas pessoas pensam, a diarreia é, sim, um problema grave que pode até mesmo levar à morte se não tratado adequadamente. Anualmente, estima-se que 1,9 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos morrem em decorrência das diarreias, principalmente em países em desenvolvimento.

→ Como podemos identificar um quadro de diarreia?

Uma diarreia pode ser identificada analisando-se principalmente dois fatores: frequência e consistência.

  • Frequência: Na diarreia, aumenta-se a frequência de evacuações, que normalmente passam a ser mais de três vezes ao dia.

  • Consistência: As fezes na diarreia apresentam-se mal formadas, com maior quantidade de água e eletrólitos, portanto, mais líquidas.

→ Classificação da diarreia

A diarreia pode ser classificada em:

  • Aguda

Na diarreia aguda, o sintoma estende-se por, no máximo, 14 dias e pode ter diferentes causas, tais como infecções bacterianas e virais. Em geral, a diarreia aguda inicia-se subitamente e pode ser acompanhada de outros sintomas, como febre, vômitos e desidratação. Outros sintomas ainda podem surgir, de acordo com o agente que está desencadeando a diarreia. A Salmonella, por exemplo, pode provocar sangue nas fezes.

  • Crônica

A diarreia crônica caracteriza-se por episódios que duram mais de 30 dias, ou ainda, por surtos recorrentes. As principais causas desse problema são doenças inflamatórias do intestino, algumas alergias alimentares e até mesmo cânceres intestinais.

→ Quando procurar um médico?

Muitas vezes, a diarreia cura-se sozinha, entretanto, em alguns casos, é necessária atenção redobrada. Ao perceber que a diarreia dura mais de três dias, por exemplo, é fundamental procurar um médico. Também é importante verificar se há sangue ou muco nas fezes e se outros sintomas estão ocorrendo juntamente com o problema, como febre, cólicas e vômitos. Outro fator que requer atenção é se pessoa apresenta sintomas de desidratação, como diminuição da micção, sonolência e boca seca.

→ O que devo fazer em caso de diarreia?

A principal complicação da diarreia é a desidratação, sendo assim, o primeiro passo é hidratar-se, tomando sempre muita água, soro caseiro ou bebidas isotônicas. As bebidas isotônicas garantem que os sais minerais perdidos sejam repostos. A alimentação deve seguir como de costume, entretanto, é interessante evitar alimentos gordurosos, frituras, leites e derivados, por exemplo.

→ É possível se prevenir da diarreia?

Alguns tipos de diarreia podem ser prevenidos utilizando medidas de higiene bastante simples, tais como:

  • Beber água filtrada ou fervida;

  • Lavar sempre as mãos;

  • Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão consumidos in natura;

  • Guardar bem os alimentos para evitar contaminações;

  • Em caso de intolerância, evitar esse tipo de alimento;

  • Evitar rios e lagos em que pode haver contaminação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diarreia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/diarreia.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

A água pode conter organismos causadores de doenças, como bactérias e protozoários
Doenças e patologias Doenças relacionadas com a água
O rotavírus é um vírus responsável por desencadear uma doença diarreica
Doenças e patologias Rotavírus
Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, é uma das medidas mais eficazes contra gastrenterites e outras doenças infecciosas
Doenças e patologias Gastrenterite viral
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten
Doenças e patologias Doença Celíaca
A diarreia pode causar desconforto abdominal
Saúde e Bem-estar Diarreia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA